Muito provavelmente você nunca leu ou ouviu falar de uma condição meteorológica chamada de Derecho. Esse é um fenômeno atmosférico mais recente que começou a ser entendido na década de 80. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Na verdade se da o nome de “derecho” quando temos uma linha de instabilidade, ou seja, nuvens de tempestades que ficam uma do lado da outra – alinhadas – avançando rapidamente por uma região. Porém, o formato dessa linha de instabilidade lembra um arco movendo-se muito rapidamente e por uma longa extensão que pode chegar a 400 km, ou seja, a ação dessa tempestade pode chegar a horas. Uma característica desse vento é que o movimento não é giratório como no tornado.

> Temporal e vento derrubam caminhão, arrancam árvores e destelham casas em SC

A ilustração abaixo mostra como a nuvem se forma e também como aparece este tipo de tempestade em um radar meteorológico:

Continua depois da publicidade

Derecho
Derecho (Foto: U.S. National Weather Service)

Esse um modelo conceitual. Abaixo temos uma imagem de radar da manhã desta quinta (24) um pouco antes da tempestade chegar em Campo Novos. Vejam que temos um arco de nuvens carregadas

Radar desta quinta
Radar desta quinta (Foto: Windy)

Em questão de dois minutos esse arco já tinha passado pela cidade e nesta segunda imagem de radar chega a aparecer um pouco mais a forma de arco

Radar desta quinta
Radar desta quinta (Foto: Windy)

Leia mais:

Puchalski: SC tem vento de 108 km/h e alerta para fortes temporais

Renato Igor: SC tem cidade turística que não quer o turismo