Durante o último sábado um vídeo feito na Praia do Cassino, em Rio Grande (RS), chamou atenção de muitas pessoas. Uma onda forte e rasteira avançou com alta velocidades sobre a praia. Algo que lembra muito um tsunami, porém não com a mesma intensidade de um quando causado por maremoto ou terremoto.

Continua depois da publicidade

O que ocorreu teve um motivo meteorológico. Felizmente bem menos grave. O que tivemos no último sábado, dia 14, foi muito provavelmente pela ação de uma frente fria que estava sobre o mar entre o Uruguai e o RS. Quando uma frente fria passa temos rajadas de vento mais fortes e grande variação da pressão atmosférica.

No caso do sábado, essa frente se aproximou do RS que passava por um dia extremamente quente. Tivemos cidades registrando recordes de calor num mês de março. Picos que chegaram a 40°C. Isso contribuiu ainda mais para a varição da pressão.

Essas ondas de pressão se acoplam as ondas do mar que se empinam gerando um trem de ondas. O tsunami meteorológico

NÃO É FREQUENTE, MAS TAMBÉM NÃO TÃO RARO

Lembro que em 2016 no Balneário Rincão e no Morro dos Conventos em Araranguá também tivemos um tsunami meteorológico praticamente pelos mesmo motivos.

Continua depois da publicidade

Leia também: ​

Onda anormal é registrada em Laguna e surpreende banhistas; saiba o que fazer​

​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus​