Santa Catarina está sendo atingida por um ciclone? Respondo diretamente para vocês: não! Apesar de ele existir, não está sequer perto de SC. São situações distintas em regiões fora do Brasil que estão ajudando a trazer atmosfera capaz de provocar fortes temporais e chuva por aqui. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Um dos componentes desse cenário todo é um forte ciclone que não está e nem estará sobre o Sul do Brasil nos próximos dias. Uma das imagens de satélite da manhã desta quinta (24) mostra bem onde o ciclone está:

Imagem de satélite mostra posição do ciclone
Imagem de satélite mostra posição do ciclone (Foto: Inmet)

Veja que ele se encontra na região da Argentina. Algo entre Buenos Aires e Montevidéu (Uruguai). Como escrevi antes, o ciclone nem sequer sairá muito desta altura dos países vizinhos, mesmo quando – nos próximos dias – ele avançar para o alto mar. A ilustração abaixo projeta a posição do ciclone na tarde de sábado (26), ficando bem afastado de SC.

Projeção de deslocamento do ciclone
Projeção de deslocamento do ciclone (Foto: Windy)

> Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença

Continua depois da publicidade

A questão é que esse ciclone esta dando nesta quinta-feira (24) a formação de uma frente fria na altura da fronteira do Brasil com o Uruguai. Essa frente é abastecida por uma outra situação que chamamos de Jato de Baixos Níves (JBN). É um vento em altitude, mas na baixa atmosfera, ou seja, não tão distante da superfície. A ilustração abaixo mostra como ele está se comportando nesta quinta:

Atuação dos Jatos de Baixos Níves
Atuação dos Jatos de Baixos Níves (Foto: Windy)

O Jato é visto através destas setas brancas, ou seja, vejam como ele vem do Centro Norte do Brasil, região da Bolívia e Paraguai. É um vento úmido e quente. Notamos pela cor em tons de vermelho – que é mais intenso na altura do Oeste de SC. Justamente nas regiões mais propícias à chuva e aos fortes temporais.

Ele ajuda a intensificar ainda mais as nuvens. Acaba gerando o que chamamos de “Linha de Instabilidade”, ou seja, quando nuvens carregadas se alinham e avançam rapidamente por uma região trazendo os temporais.

Portanto, de maneira simples e resumida, esse é o cenário que vem provocando chuva forte e temporais intensos em parte do Sul do Brasil. É uma combinação de fatores, não somente desse ciclone – que nem se aproxima do Sul do Brasil.

Continua depois da publicidade

PODEREMOS TER NOVOS TEMPORAIS E CHUVA FORTE

Respondo novamente de maneira direta: sim! Entre a noite/madrugada de quinta para a manhã de sexta há novamente um cenário propício a temporais e chuva muito forte entre o Oeste de SC e, principalmente, Oeste e Sul do Paraná. Nas outras regiões também teremos chuva entre a quinta e a sexta. Até mesmo chance de temporais, mas a possibilidade é menor.

Leia mais:

SC tem vento de 108 km/h e alerta para fortes temporais

O que é ciclone bomba, fenômeno que atingiu Santa Catarina

Veja o interior da casa de ex-governadores que vai a leilão no Estado

Hotel tradicional de SC será demolido para construção de condomínio

Renato Igor: Santa Catarina tem cidade turística que não quer o turismo