O amanhecer desta quinta-feira – dia 30/07 – foi um dos mais frios desse ano. Tivemos temperaturas de -5 a -7°C na Serra. O frio junto com o pouco vento, baixa umidade e pouca nebulosidadde ajudou a trazer aquelas paisagens típicas do nosso inverno. A geada esteve presente em diversas cidades da Serra. 

Continua depois da publicidade

Campos cobertos pela geada em Bom Jardim da Serra
Campos cobertos pela geada em Bom Jardim da Serra (Foto: Luiz Gonzaga)

Campos cobertos pela geada em Bom Jardim da Serra
Campos cobertos pela geada em Bom Jardim da Serra (Foto: Luiz Gonzaga)

Além da geada, em São Joaquim as árvores amanheceram envoltas a uma camada de gelo como o vídeo abaixo mostra

FRIO FORTE NÃO DEVERÁ APARECER TÃO CEDO

Esse forte ar frio já nesta sexta-feira vai para o mar. Com isso, aos poucos as temperaturas começam a subir. Tudo de maneira gradativa, aos poucos. No fim de semana, as maiores temperaturas ficarão no Sul. 

Destaco que a 1° quinzena de agosto não terá massa de ar frio. Como se trata de um período de inverno, obviamente que as noites sempre terão as temperaturas diminuindo, mas pouco. Nada demais. As temperaturas das tardes durante boa parte dos 15 primeiros dias do mês serão até elevadas. Calor sempre maior para Oeste e Sul.

Continua depois da publicidade

Como o que irá provocar essa mudança no padrão será uma forte massa de ar seco vinda do Centro Oeste do Brasil, também chamo atenção que muitas cidades de Santa Catarina não terão chuva na primeira quinzena. Algumas cidades da faixa Leste – devido a umidade do mar – terão alguma chuva fraca neste período. Mesmo assim, nada representativo. Economize água. 

Boa parte de Agosto será um veranico!