tempo
Por conta da maré alta, água invadiu as pistas da SC-401, no Norte da Ilha, em Florianópolis, na tarde da última quarta-feira, dia 8. (Foto: Juliana Bolson / Arquivo Pessoal)

Este começo de abril nos trouxe no aspecto meteorológico o pontapé inicial do outono. A estação de maneira oficial – astronomicamente – começou lá no final de março. Porém, como é bem normal, nas características do tempo a estação só começou na última semana.

Continua depois da publicidade

Tudo começou pela frente fria da última segunda-feira, dia 6. Depois que ela avançou para o Sudeste do Brasil, a primeira massa de ar frio da estação chegou e trouxe temperaturas realmente de outono/inverno. A partir daí, podemos dizer que estamos realmente na nova estação.

tempo
Simulador do tempo mostra que parte do Estado tem baixos volumes de chuva até o meio do mês. (Foto: Reprodução)

Economize Água

Falando da frente fria do último dia 6, ela finalmente trouxe volumes de chuva que há muito tempo não ocorria no Estado, sobretudo no Oeste.  Em algumas cidades da região tivemos chuva de 40 a quase 60 milímetros. Muito bom. Volumes de 20 a 30 milímetros aconteceram em muitas cidades do Meio Oeste e Serra. Só choveu menos, em torno de 10 milímetros, nas outras regiões.

Para se ter uma ideia, o setor de Hidrologia da Epagri – que monitora o nível dos rios aqui do Estado – tinha antes da chuva 18 pontos com nível de estiagem. Depois da chuva passou para 13. Porém, foi a chuva daquela segunda-feira. Nos últimos dias tivemos o retorno do tempo seco. E olha, ele vai seguir em muitos dos próximos dias.

No início desta semana, mais precisamente no dia 14, há chance de alguma chuva, mas só que no geral fraca e nem em todas as áreas do Estado. Um dos simuladores do tempo mostra que em boa parte do Estado temos baixíssimos volumes de chuva até o meio do mês. Portanto, a primeira dica do tempo é: economize o máximo de água que puder. Será bem importante!

Continua depois da publicidade

tempo
Por conta da maré alta, água invadiu as pistas da SC-401, no Norte da Ilha, em Florianópolis, na tarde da última quarta-feira, dia 8. (Foto: Juliana Bolson / Arquivo Pessoal)

Cuide da Imunidade

Um dos motivos da pouca chuva é o domínio de massas de ar seco e frio. Claro que ainda é frio de outono, mesmo que na Serra na última quarta-feira, dia 8, tivéssemos tido a primeira temperatura negativa do ano. Outro sinal do outono presente. Só que noites e manhãs frias serão a tônica de muitos dias nesta virada da primeira para a segunda quinzena do mês.

Como é outono, as tardes tendem a ficar agradáveis com leve aquecimento. Aqui é que entra a outra dica do tempo: aumenta a imunidade. Amanhecer frio, tarde agradável e noite fria é um prato cheio para problemas respiratórios, sobretudo de crianças e idosos. Cuidem-se!

Ressacas

Outro sinal claro que o outono já se estabeleceu foi a presença neste início do mês de dois ciclones sobre o mar, trazendo ressacas. Ciclones mais fortes e mais próximos da costa são características da época do ano. Tudo porque começam a aparecer mais as frentes frias. E os ciclones são associados a elas.