A chuva que começou fraquinha em algumas cidades durante a terça-feira se espalhou para as demais regiões de Santa Catarina e, nesta quarta-feira (25), ganhou força em alguns momentos do dia. As áreas onde mais choveu até a publicação desta matéria estão entre a Grande Florianópolis e o Sul do Estado. 

Continua depois da publicidade

Abaixo, você confere os volumes de chuva entre a meia-noite de terça e até as 17h desta quarta: 

118,8 mm – Timbé do Sul 
102 mm – Florianópolis (Rodovia SC-406) 
90,2 mm – Araranguá 
89,6 mm – Garopaba 
84,4 mm – Forquilhinha 
82 mm – Ermo 
76,1 mm – Meleiro 
62,8 mm – Schroeder 

*Dados: Ciram e Cemaden  

Os volumes de chuva em julho variam entre as regiões do Estado, mas ficam entre 90 e 130 mm. No Oeste de SC temos os maiores valores dessa média e no Litoral, os menores. Com isso, podemos dizer que nos últimos dois dias algumas cidades da região Sul acumularam volumes de chuva equivalentes ao normal para o mês de Julho. 

Continua depois da publicidade

Chuva diminuiu a partir de quinta-feira

A quinta-feira deve ter muitas nuvens sobre Santa Catarina, sendo que na madrugada e período da manhã ainda pode chover forte de forma pontual. Ao longo do dia, as nuvens vão se afastando do nosso Estado, diminuindo cada vez mais as chances de precipitação e já permitindo bons períodos de melhoria.

Por conta da nebulosidade, as temperaturas ainda vão estar amenas em boa parte das cidades, mas já se aproximando dos 20°C em cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte de SC.

Rios em situação de estiagem

Em relação aos rios é importante dizer que alguns deles demoram um tempo maior para dar sinal de resposta em relação ao nível de água. Mas se compararmos a situação de agora com o início da semana, a notícia é boa.

De 21 cidades classificadas em algum tipo de situação de estiagem, agora temos 11. E esse número deve diminuir até esta quinta, já que ainda teremos chuva ao longo da noite e da madrugada.  

Continua depois da publicidade

Situação de emergência para a estiagem

Segunda-feira eram nove as cidades em situação de emergência por falta de chuvas: Guaraciaba, Concórdia, Joaçaba, Rio Negrinho, José Boiteux, Camboriú, São João Batista, Alfredo Wagner e São Martinho. 

Agora são seis cidades nessa condição: Tangará, Rio das Antas, Rio Negrinho, José Boiteux, São João Batista e Alfredo Wagner. 

Em situação de alerta para a estiagem

Segunda-feira eram nove cidades nessa situação: Itapiranga,  Passos Maia, Tangará, Canoinhas, Taió, Timbó, Chapadão do Lageado,  Palhoça e Forquilhinha. Após as chuvas dos últimos dias, apenas duas cidades continuam nessa condição: Canoinhas e Taió. 

E em atenção para a estiagem

Segunda-feira eram três cidades: São Carlos, Apiúna e Tubarão. A atenção para a estiagem segue em três cidades, porém não as mesmas: Joaçaba, Apiúna e Chapadão do Lageado.

Continua depois da publicidade

Julho de 2017

Ao fazer uma comparação com o mês de julho do ano passado, estamos numa condição melhor este ano. Lembro que nesse mês em 2017 tivemos baixos volumes de chuva, concentrado em apenas dois dias (17 e 18).

Como consequência, na época, diversos rios estavam com volumes baixos e também se encontravam em situação de estiagem. Outro dado que vale destacar é que o mês de julho de 2017 registrou um alto índice de queimadas por conta do tempo seco. 

Leia mais publicações do Puchalski