Na manhã desta terça-feira (20) o ciclone subtropical – que ontem foi classificado como uma depressão subtropical – passou a ser uma tempestade subtropical. Essa mudança acontece pelo vento que temos na região do ciclone, que está sobre o mar.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias da NSC em seu WhatsApp
> SC tem risco de alagamentos durante a madrugada desta quarta; veja as cidades
Até esta segunda-feira (19) ele tinha ventos de 67 km/h, mas passou a 87 km/h nesta terça. A previsão é de que ele se intensifique e chegue a ventos de 100 km/h. Com isso acontecendo, ele vira uma tempestade subtropical.
Curiosidade do nome “Potira”
Quando um ciclone tropical ou subtropical alcança a classificação de uma tempestade, ele é batizado com o nome de uma lista prévia, feita pela Marinha do Brasil. Este é o décimo segundo já ocorrido na costa do Brasil, batizado de “Potira”.
Continua depois da publicidade
Abaixo temos a lista completa das tempestades que ocorreram:

Impactos em Santa Catarina
A previsão é que a tempestade subtropical “Potira” fique até o final de semana no mar. Entre quinta e sexta ela deve aproximar-se mais de SC. Mesmo nesses dias, a distância da costa será suficiente para não trazer grandes impactos. Desta forma, os efeitos serão sobre o mar.
> Litoral de SC tem alerta para vento forte, mar “muito agitado” e ressaca, diz Epagri
Atenção para forte ressaca entre quarta-feira e sábado na costa, com ondas de até 3,5 metros nas praias de mar aberto. Haverá vento forte no mar e não se aconselha a navegação.
Leia também
Continua depois da publicidade
> Projeto de lei proíbe surfe, lanchas e jet ski em Balneário Camboriú; entenda