Durante este fim de semana – 22 e 23/05 – teremos um ciclone na região entre Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul. Esse ciclone não tem características de ser um bomba e também não tem movimento de avanço para Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nas duas ilustrações abaixo temos ideia do deslocamento dele entre domingo e a próxima terça -25/05. Vejam que avança para o mar sempre na altura da fronteria com o Uruguai.

Posição esperada do ciclone no domingo
Posição esperada do ciclone no domingo (Foto: Windy)
Ar frio sobre SC e ciclone em alto mar bem afastado
Ar frio sobre SC e ciclone em alto mar bem afastado (Foto: Windy)

Santa Catarina

Desta forma, a influência maior em termos de vento se dará entre o países e estado vizinhos. Em Santa Catarina, o próximo domingo – dia 23 – deverá ter algumas rajadas de vento que no geral deverão ficar entre 30 e 50 km/h, mesmo assim não em todas as regiões. Possibilidade maior para cidades da Serra e Sul. 

Destaco que esse ciclone é associado a uma frente fria. Essa sim passará pelo nosso Estado na madrugada de sexta para sábado. Período que há chance de chuva forte com temporal, mas em poucas áreas. 

Continua depois da publicidade

Outra influência do ciclone é que ele ajudará a impulsionar um ar frio forte no início da última semana de maio. No domingo, as temperaturas já ficam baixas, mas especialmente entre Serra, Meio Oeste e Oeste. As madrugadas de segunda e terça deverão ser geladas, especialmente o amanhecer de terça.

Importante

Destaco que neste ano já tivemos frio forte na Serra Catarinense. O que difere esse que está previsto dos frios que já ocorreram, é que os anteriores provocaram temperaturas bem baixas em poucas cidades. Esse próximo agora deverá trazer um frio mais abrangente. Baixando a temperatura em muitas cidades de uma forma que ainda não tivemos em 2021. 

Leia também

Efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

Grávidas não podem voltar ao trabalho presencial na pandemia, diz nova lei

Por dentro de um laboratório de produção de vacina