Nesta quarta-feira (18) uma das imagens de satélite mostrava sobre o mar o ciclone subtropical Yakecan. Ele segue o seu deslocamento ao longo do dia, avançando aos poucos em direção ao alto mar. Áreas de Santa Catarina já estão sentindo o impacto do fenômeno.

Continua depois da publicidade

> SC registra neve pelo segundo dia consecutivo

Porém, ainda provoca rajadas de vento, que no período da manhã deverá variar entre 50 e 70 km/h, na maior parte das áreas, mas com potencial de chegar a 80 a 100 km/h – bem pontualmente entre Serra e Litoral Sul. Mais para o final do dia, o vento aos poucos vai acalmando até voltar a uma normalidade na quinta-feira (19) com o ciclone bem afastado no mar.

As rajadas de vento do ciclone já chegaram a picos de 157 km/h no Mirante da Serra do Rio do Rastro – e tombaram um caminhão. Em Siderópolis os ventos chegam a 108 km/h, no Morro das Torres em Urupema a 98 km/h, São José dos Ausentes/RS a 96 km/h e em Vacaria/RS a 87 km/h.

> Ciclone Yakecan chega em SC nesta quarta-feira com ventos de 100 km/h

Continua depois da publicidade

Veja abaixo imagem do satélite

Imagem de satélite 18/05
Imagem de satélite 18/05 (Foto: Windy)

FRIO

A presença do ar polar irá manter as temperaturas baixas nesta quarta-feira com destaque para a faixa da Serra/Planalto em direção o Oeste. Nesta faixa, a temperatura da tarde não deverá passar dos 7 a 10°C. No Vale do Itajaí algo em torno de 12 a 14°C, mas chegando a casa dos 17 a 19°C nas outras regiões.

> Veja como foi o primeiro dia de neve em SC em 2022

Na quinta, o frio seguirá em todas as regiões mais ou menos na mesma intensidade da quarta. Chamo atenção que entre sexta (20) e o fim de semana o ar seco deverá trazer temperaturas do amanhecer ainda menores. Há previsão da sexta amanhecer entre -1 e 1°C na Serra e Meio Oeste, 0 a 2°C no Oeste e Planalto Norte, 3 a 6°C no Vale do Itajaí e abaixo de 10°C no Sul, Grande Florianópolis e Norte. A menor temperatura dessa onda de frio deverá ocorrer no sábado (21) quando a Serra poderá ter algo em torno de -3°C.

Veja no vídeo a previsão do tempo completa

HORA DA GEADA

Não há mais previsão de neve para o Sul do Brasil a partir de agora, devido a falta de frio em altitude – onde as nuvens se formam. Gradativamente, com o afastamento do ciclone, vamos ficar só com a influência do ar polar que é seco. Assim, há previsão de formação de geada no amanhecer de sexta e fim de semana, sobretudo no sábado. Serra, Meio Oeste, Oeste, Planalto Norte e até o Vale do Itajaí tem previsão de geada.

> SC registra a menor temperatura do Brasil em 2022

CONDIÇÃO DO TEMPO

A quarta-feira será um dia de muitas nuvens com chance de chuva no Oeste, Meio Oeste, Serra e Sul. Nas demais regiões temos aberturas de sol ficando a Grande Florianópolis com chance menor de chuva isolada. Na quinta, o sol aparece entre nuvens em todas as regiões com tempo seco boa parte do Estado. O Sul que entre aberturas de sol tem chance de uma chuva passageira. Sexta e sábado dias de sol e até poucas nuvens que começa a trazer temperaturas da tarde mais agradáveis.

Continua depois da publicidade

CONDIÇÕES DO MAR

A presença do ciclone faz com que o mar aumente com previsão de ondas em torno de 3 metros entre esta quarta e a quinta. Isso mais nas praias de mar aberto entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul do Estado.

Leia também:

VÍDEO: vento derruba caminhão e interdita rodovia em SC; rajadas chegaram a 157 km/h

Taxista acha carteira com R$ 5 mil em Blumenau e história curiosa tem final feliz

VÍDEO: rajada de vento arranca ponto de ônibus em Florianópolis