Esta primeira semana de maio traz um alerta muito importante para Santa Catarina. Volumes excessivos de chuva estão previstos num período curto de 3 a 4 dias.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Teremos entre esta segunda (2) e quinta (5) tanto o processo de formação, quanto de maturação de um ciclone entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Aqui é importante destacar que no processo de formação de um ciclone o que preocupa é a chuva, e não o vento. Este começa a ocorrer só depois que o ciclone já está formado. Fato que deverá ocorrer só lá por quarta (4) e quinta (5). Por isso, neste primeiro momento as atenções precisam estar voltadas para os altos volumes de chuva previsto.
As regiões mais atingidas pela ordem devem ser: Sul, Serra e Grande Florianópolis. As outras regiões também terão chuva e até em alguns pontos fortes, mas com volumes menores.
Veja vídeo
ESTIMATIVA DE CHUVA
Para efeito de comparação, trago para vocês o que normalmente chove em maio no Estado. Na maior parte das regiões temos volumes de 90 a 130 mm ficando o Norte e o Oeste com volumes um pouco maiores de 130 a 190 mm.
Continua depois da publicidade
A questão é que só nesta semana – segunda a quarta – há previsão de duas a três vezes mais chuva que o normal de maio em alguns áreas.
A região que mais preocupa é o Sul já que alguns simuladores estimam algo entre 200 e 350 mm. Pontualmente até mais. Outras duas regiões estão na rota da chuva forte: Serra e Grande Florianópolis. Chuva do mês até o dobro do mês tem chance de ocorrer nestas áreas.
Nas demais regiões, a chuva também estará presente e até forte, mas com volumes um pouco menores.
COMO DEVERÁ OCORRER
Entre esta segunda e a terça (3) teremos muitas nuvens em todas as regiões com previsão de chuva a qualquer hora. Nesta segunda, quem mais tem chance de chuva forte é a Serra e o Sul. Nesta terça, a chuva ocorre a qualquer hora com previsão de ser forte em todas as regiões. Isso se dará pelo processo de formação do ciclone.
Na quarta (4) com o ciclone formado mais na altura do oceano, a chuva ainda estará prevista, mas intercalando com aberturas de sol. A chance de chuva forte ficará mais restrita do Sul a Grande Florianópolis onde também teremos períodos de melhoria.
Continua depois da publicidade
ATENÇÃO PARA O MAR
Muita atenção com o tamanho das ondas nos próximos dias. A questão do ciclone tem condições de trazer ondas gigantes para a costa de Santa Catarina. Previsão que as ondas comecem a crescer ao longo do final desta segunda – já em torno de 2 metros – mas com pico na terça e início da quarta. Tem previsão de ondas em torno de 3 metros próximo da costa, especialmente nas praias de mar aberto entre Grande Florianópolis e o Sul.
VENTO
Ainda é um pouco cedo para detalhar a questão do vento associado ao ciclone. Primeiro temos que esperar o processo de formação para saber exatamente onde isso deverá ocorrer. Isto porque só a partir de formado que ele começará a trazer vento. No entanto, podemos adiantar que as rajadas deverão ficar mais restritas ao Litoral e áreas próximas. A princípio rajadas de 50 a 70 km/h. Porém, é uma previsão inicial que precisa ser acompanhada.
Leia também:
Ônibus sai da pista e capota na lateral da Via Expressa em Florianópolis; veja vídeo
“Se fiz a inscrição, foi pensando em chegar a reitor da UFSC”, diz professor Luiz Felipe Ferreira
Continua depois da publicidade
Acidente com ônibus da saúde deixa mortos e dezenas de feridos no Paraná