*Camila Levien, interina
A quarta-feira (16) em Santa Catarina mantém o mesmo roteiro dos dias anteriores: tempo instável, céu nublado e chuva mal distribuída. O motivo para isso é a influência de uma alta pressão no oceano que empurra a umidade do mar para o Estado. Assim, teremos um dia nublado, com chuva fraca e constante no Litoral e Vale do Itajaí. Esse sistema mantém o mar agitado em toda a costa, com mais intensidade no Sul.
Continua depois da publicidade
O Oeste e Planalto Norte poderão ter pequenas aberturas de sol. As pancadas de chuva chegam entre a tarde e a noite, com risco de queda de raios. Nesse ponto do Estado a influência é de um cavado – área de baixa pressão – responsável por manter a região mais quente, aumentando o risco de tempestades localizadas.
A temperatura continua amena, na casa dos 20ºC, já que o sol ficará escondido atrás das nuvens. Porém de quinta-feira (17) em diante o calor voltará aos poucos. Os picos deverão acontecer na sexta-feira (18), com máximas chegando aos 32ºC em pontos do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Extremo Oeste.
Até o fim da semana os próximos dias serão “reprises” com poucas alterações. O que mudará são os raios que poderão cair em todo o Estado a partir da tarde/noite de quinta-feira (17). Na sexta-feira (18) o motivo da chuva será outro, com a chegada de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As pancadas serão isoladas e com chance de algumas aberturas de sol.
Continua depois da publicidade
Ressaca no Litoral Sul
Há risco de ressaca com ondas entre 2,5 e 3 metros de direção Sudeste a Leste passando Leste a Nordeste até sexta-feira (18) pela manhã, no Litoral Sul catarinense.
A previsão é de ventos de direção Sudeste a Nordeste com intensidade até 74 km/h, especialmente ao sul de Laguna , na noite desta quarta-feira (16) até à noite de sexta-feira (18).
Por este motivo, a Marinha do Brasil emitiu um alerta para a costa catarinense. A recomendação é que pequenas e médias embarcações não entrem no mar
Leia as últimas notícias do NSC Total
Continua depois da publicidade