O mês de março até agora tem sido um período de uma distribuição muito irregular da chuva. Enquanto em boa parte de Santa Catarina ela tem sido abaixo do padrão do mês, duas regiões chamam muito atenção pelo excesso.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
O mapa abaixo mostra o que normalmente chove em março aqui no Estado.

Se vocês fizerem um comparativo entre o mapa acima e o mapa abaixo (onde temos o que choveu na primeira quinzena do mês), vão ver que só na primeira quinzena a região da Grande Florianópolis e da Grande Joinville tiveram chuva bem acima do padrão. Volumes de 260 a 300 mm já ocorreram.
Consequência? Esses dados chamam atenção para áreas de encostas e regiões ribeirinhas que podem apresentar problemas ao longo da segunda quinzena.
Continua depois da publicidade

Destaque para Garuva (com 302 mm) e Joinvile (com 279 mm) no Norte, e para São José (com 335 mm) na Grande Florianópolis.
Na maior parte do Estado os volumes até agora ocorridos ficaram entre 20 e 60 mm.
Nos dois gráficos abaixo temos uma ideia de como a chuva teve um comportamento bem diferente entre o Litoral e o Oeste, por exemplo.
Vejam que em São José a chuva não só foi mais frequente como apresentou em alguns momentos chuva forte.

Em contrapartida, o gráfico abaixo mostra que em Chapecó a chuva tem sido bem “espalhada”, ou seja, ocorrendo sempre intercalando com uma sequência de dias de tempo seco.
Continua depois da publicidade

O QUE ESPERAR PARA A SEGUNDA-QUINZENA
Durante boa parte desta segunda quinzena de março a chuva continuará com volumes maiores na faixa Leste (Grande Florianópolis, Grande Joinville) e menores da Serra em direção ao Oeste.
Importante destacar que nos últimos 15 dias do mês vamos ter a chuva ocorrendo em todas as regiões. Tendência que os volumes de chuva aumentem no Oeste mais para o final do mês. Na região, posso dizer que a segunda quinzena terá mais chuva que foi na primeira.
Abaixo temos um simulador do tempo que indica exatamente isso, ou seja, volumes maiores na faixa Leste e menores na faixa Oeste, como tem sido até agora.

Leia mais:
Cantor que foi para UTI com Covid-19 faz show com aglomeração em SC
Continua depois da publicidade
Jovens filmam a própria festa, viralizam e Guarda Municipal encerra aglomeração
Ânderson Silva: SC vive o fracasso de uma disputa entre saúde e economia