Os primeiros 19 dias do mês de Agosto foram marcados pela falta de chuva ou a pouca frequência dela em Santa Catarina. Agosto é considerado um dos meses que menos chove aqui no estado. Normalmente os volumes variam de 90 a 150 mm dependendo da região, sendo que no Oeste e Meio Oeste ocorrem os maiores acumulados.

Continua depois da publicidade

Ao longo dos anos a chuva ocorrida varia de acordo com a intensidade dos sistemas meteorológicos que atuam. Se compararmos o ocorrido no agosto dos últimos 10 anos vamos perceber essa variação:

* O Instituto Nacional de Meteorologia-INMET, não possui dados de chuva para o mês de Agosto de 2016 na cidade de Urussanga, por esse motivo o campo está em branco.

O ano mais seco, entre 2008 e 2016, foi o ano de 2012 como da pra ver no gráfico acima.

A CHUVA VOLTOU

Entre o final de domingo e hoje de manhã, dia 21, tivemos chuva. Para terem ideia da importância dessa chuva fizemos um outro comparativo entre agosto de 2012, o mais seco da última década, e agosto desse ano do dia 1º até hoje, dia 21.

Continua depois da publicidade

Com exceção para o Litoral (Florianópolis) e Vale do Itajaí (Indaial) que ainda estão com volumes bem baixos, até menores do que o agosto mais seco da última década, as outras regiões já recuperaram bastante a escassez da chuva que tínhamos até o último dia 19:

ALGUMAS MELHORAS

O ocorrido nas últimas 48 hs já vem aos poucos amenizando os problemas na agricultura e aumentando o nível dos rios que andam muito baixos. Na tabela temos as mudanças de nível de rios que a chuva atual trouxe em algumas cidades de Santa Catarina:

O mais importante desta tabela acima são os 6 rios que voltaram a ter o nível de água normalizado.

AINDA PRECISAMOS DE CHUVA

Mesmo com essa melhora dos volumes acumulados podemos dizer que a situação atual é de uso racional da água. Isso porque cidades como Lages e São Joaquim só acumularam até agora, dia 1º ao dia 21, 50% da chuva normal do mês, Chapecó 38%, Urussanga 35%, Florianópolis 24% e Indaial apenas 17,5% do que é normal chover num mês de Agosto.