No início desse mês de Março o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa criado em 2012 divulgou um levantamento que mostra que no Brasil dos dez municípios que mais produzem gás carbônico (CO2), 7 estão na Amazonia. Somando só estes dez primeiros, a quantidade de CO2 é maior que a produçao de paises como Peru, Bélgica e Filipinas.

Continua depois da publicidade

O levantamento ocorreu em todos os 5.570 municípios brasileiros num período de 2000 a 2018 levando em consideração todo o tipo de emissão humana desses gases. Desde setores de energia, transporte, indústria, agropecuária, tratamento de resíduos e mudanças de uso da terra e florestas.

EM SANTA CATARINA

Neste levantamento chama atenção a cidade de Capivari de Baixo. Na região temos termelétricas fósseis que estão aumentando muito a emissão desses gases. Em Capivari de Baixo temos um conjunto de termelétricas a carvão, o complexo Jorge Lacerda. Por causa desse conjunto a cidade se torna a maior emissora do Brasil por área: emite 85.633 toneladas de CO2 por km2.

FLORIANÓPOLIS

Todos que vivem na capital catarinense sabem que um dos grandes problemas da cidade é o transporte. A chamada mobilidade urbana. Na questão da emissão de CO2 o transporte também é o grande problema. O levantamento chama a cidade como a capital do motor. Sabe o motivo? 62% das emissões do município vêm dos transportes. Neste setor, a capital de SC fica na frente de cidades como Brasília e Curitiba.

A CIDADE BRASILEIRA QUE MAIS PRODUZ GÁS CARBÔNICO

Ela fica no Pará e se chama São Félix do Xingu. Em 2018 a cidade produziu 29,7 milhões de toneladas brutas de CO2. Boa parte, 25,4 milhões,, foram pelo uso da terra, especialmente desmatamento. O restante foi produzido pela agropecuária via digestão do rebanho bovino. 

Continua depois da publicidade

Dos dez mais poluentes só três não estão na Amazonia. São Paulo, Rio de Janeiro e Serra(ES). Nestas duas capitais, os transportes são os que mais produzem CO2. Já em Serra, o maior poluidor são as industriais da região.

DA PRA FAZER DIFERENTE

Por outro lado, temos bons exemplos para a retirada dessa quantidade toda de CO2 da atmosfera. A cidade de Altamira (PA) possui muitas áreas vegetadas que tem remoções de mais de 22 milhões de toneladas de CO2e. Mostrando a importancia das nossas áreas naturais. 

O levantamento também mostrou a importancia do tratamento de resíduos. A colaboraçãos é pequena, 4% das emissões brutas do Brasil, mas é significativa. Rio de Janeiro e São Paulo são exemplos devido à maior eficiência no tratamento de lixo e à captura de metano para gerar energia em aterros sanitários.

E você, o que faz para diminuir o aquecimento do Planeta?