Uma das imagens de satélite desta terça-feira mostra uma grande concentração de nuvens atuando sobre o Rio Grande do Sul. Nuvens carregadas que chegaram a provocar temporais. Pelas cores, também percebemos que ao chegar em Santa Catarina as nuvens perdem um pouco de força.
Continua depois da publicidade
Porém, como estamos sob o domínio de um ar quente, há chance de chuva no Estado entre esta tarde e o início da noite. Chuva mal distribuída, ou seja, muitas cidades terão só aumento de nuvens. A questão é: onde a chuva ocorre, ela vem com temporal devido ao calor.
Quarta-feira
A situação meteorológica é bem parecida na quarta-feira (30). Vamos ter domínio do ar quente trazendo temperaturas elevadas que deverão se aproximar dos 34ºC a 36°C em muitas cidades. O sol aparece entre nuvens.
Porém, ao longo do dia nuvens ganham força trazendo novamente pancadas de chuva. Novamente, muito mal distribuídas, mas onde ocorrem vêm com temporal devido ao calor.
Nuvem prateleira: entenda o fenômeno registrado antes de temporal em Laguna, no Litoral Sul
Continua depois da publicidade

A ilustração acima mostra uma área de pressão baixa do ar nos países vizinhos. Isso gera nuvens de chuva. Vento em níveis baixos da atmosfera "empurram" estas nuvens mais para o RS. Portanto, a chuva aqui para nós é bem localizada já que seguirá mais no Estado vizinho.