Em primeiro lugar quero deixar claro que o vento desta quarta-feira (1º) tem características diferentes das registradas nessa terça (30). No dia anterior tivemos uma linha de instabilidade – um conjunto alinhado de nuvens de tempestade – que avançou de Oeste para Leste trazendo vento muito forte, mas muito rápido, e junto com temporais.
Continua depois da publicidade
> Confira os estragos causados pelo ciclone e o balanço de óbitos em SC
Nesta quarta-feira, apesar de seguir forte, o vento é diferente. A ilustração acima mostra a posição do ciclone nesta quarta. Ele está sobre o mar já formado. Num ciclone, a pressão do ar é menor no centro e maior nas bordas. Isso gera um vento forte. Quanto maior a diferença de pressão entre centro/borda, mais forte o vento. Esse ciclone tem uma pressão bem baixa no centro.
O QUE OCORRE NESTA QUARTA
O vento é mais constante, ou seja, irá durara por algumas horas. Ele irá intercalar momentos moderado com rajadas fortes. Isso deverá ir até mais ou menos metade da tarde. Depois com o ciclone indo para o alto mar, o vento vai acalmar.
Confira as velocidades dos ventos registrados por SC:
Continua depois da publicidade
90 km/h Rancho Queimado
84 km/h São Joaquim
80 km/h Major Gercino
75 km/h Araranguá
Na maior parte das cidades, como na capital, a madrugada e o início da manhã foram de rajadas de 50 a 60 km/h.
A previsão é que entre a manhã e o início da tarde tenhamos boa parte do Estado com 40 a 60 km/h, mas ainda com picos de 80 a 100 km/h. Muita atenção!
> Vídeo: Trabalhadores ficam presos em andaime em prédio durante vendaval em SC
ATENÇÃO PARA A NAVEGAÇÃO
Em uma das imagens de satélite da manhã desta quarta percebemos a presença do ciclone no oceano com o seu movimento giratório no sentido horário.
Ele irá deixar o mar revolto entre hoje e amanhã com ondas de 3 metros nas praias de mar aberto. Fora isso, vento muito forte sobre o mar!! Pela sexta-feira é que o mar começa a voltar para um condição normal.
Continua depois da publicidade
> Moradores registram momento de explosão na rede elétrica em Balneário Camboriú, veja vídeo