Os dias mais quentes dessa semana chamaram atenção e fazem nesse momento o mês de Julho ser menos frio do que o normal é em algumas cidades. A falta de chuva, a menor cobertura de nuvens, também faz com que tenhamos as temperaturas subindo um pouco mais nesse mês.

Continua depois da publicidade

Se a gente parar para analisar os dados de temperatura máxima, aquelas registradas durantes as tardes vamos perceber que nesse mês elas realmente estão acima da média climatológica, aquilo que normalmente faz nessa época do ano.

Como exemplo, temos São Joaquim onde a média da temperatura da tarde desses primeiros 18 dias do mês chega a ser, em alguns pontos da cidade, 5,1°C mais quente do que normalmente é registrado num mês de Julho. Campos Novos também está registrando tardes mais quentes, em torno de 2,6°C acima da média climatológica.

As temperaturas mínimas, aquelas registradas entre a madrugada e amanhecer mostram a mesma coisa, que o frio não está tão forte assim, por enquanto.

Continua depois da publicidade

Agora analisemos os dados de duas outras cidades, Chapecó e Urussanga. Na cidade do oeste as manhãs estão em média 3,2°C acima do que normalmente temos num mês de Julho. Urussanga também vem registrando manhãs mais quentes, em torno de 2,3°C acima da média.

Os dados de média climatológica citados acima são do Instituto Nacional de Meteorologia-INMET, no qual levam em conta a média dos meses de Julho no período entre os anos de 1981 a 2010.

A média para o mês de Julho deste ano é parcial, pois leva em consideração as informações de temperatura entre o dia 1° ao dia 18.

Apesar disso, não dá para falar que o mês de Julho não registrou frio. Já tivemos duas massa de ar de origem polar passando por Santa Catarina, sendo que uma delas provocou a menor temperatura do país na cidade de Urupema, onde fez -6,7°C. Entre a noite de sexta e a madrugada de sábado uma nova massar de ar frio de origem polar volta a derrubar as temperaturas aqui no estado. Isso quer dizer que esses valores, de média, citados podem mudar até o fim do mês.

Continua depois da publicidade

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia