Neste verão de 2019 quem está no litoral catarinense não está tendo muito o que reclamar. Além do calor e dos dias de sol – nem as pancadas de chuva de verão estão atrapalhando – outro fator que vem chamando atenção é a temperatura da água. Ela está mais quente do que o normal, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Em algumas áreas da costa ela chega estar até 3ºC mais quente.
Continua depois da publicidade
O MOTIVO
Segundo o oceanógrafo da Epagri Argeu Vanz o verão tem influência da corrente do Brasil que traz água quente da região do Equador para o Sul. No deslocamento desta corrente ela forma alguns vórtices – núcleo de água quente ou de água fria – que viajam e podem atingir a costa.
Neste ano, os núcleos quentes estão mais próximos da costa. O outro motivo, este meteorológico, é boa parte deste mês de janeiro está tendo vento Nordeste de fraca intensidade. O vento calmo não está misturando a água fria mais profunda com a água quente próxima da costa.
QUENTE, MAS NÃO EM TODO O LITORAL
Apesar da figura abaixo mostrar que toda a costa de Santa Catarina está com temperatura da água quente, saliento que da capital para o Sul temos praias apresentando águas frias devido o vento Nordeste ajudar na ressurgência.
ATÉ QUANDO ÁGUA QUENTE?
No mar a variação da temperatura da água é mais lenta do que a variação da temperatura do ar, por exemplo. Diante disso, deveremos ter em boa parte do verão este comportamento. No entanto, destaco que o vento Nordeste fraco – que vem contribuindo para o aquecimento -perde força no fim de semana. Lá deveremos ter até vento Sul que poderá mudar a temperatura.
Continua depois da publicidade
A dica é aproveitar por agora!