Quem esteve no Litoral, no Vale do Itajaí e no Norte durante os primeiros 15 de novembro talvez não entenda muito bem o título desse post. Como assim pouca chuva? Isso porque boa parte da 1° quinzenas nestas regiões teve dias encobertos, pouco sol e momentos de chuva. Porém, se vocês lembrarem na maior parte das vezes a chuva era fraca. Desta forma, quando olhamos para o volume de chuva ocorrido percebemos que na maior parte do Estado os volumes foram baixos.

Continua depois da publicidade

VOLUME OCORRIDO DE CHUVA

O mapa abaixo levou em consideração estações meteorológicas do Ciram/Epagri. Na maior parte do Estado durante todo o mês de novembro temos volumes entre 90 e 150 mm. O Oeste e o Norte são duas regiões onde chove um pouco mais.

Chuva ocorrida
Chuva ocorrida (Foto: Ciram/NSC Total)

Vejam que na maior parte do Estado tivemos volumes de 10 a 60 mm. Algumas cidades bem abaixo do padrão. Apenas a região de Joinville – para variar – se aproximou já neste meio de mês do que é o normal do novembro inteiro.

O QUE PODEMOS ESPERAR

Nesta segunda quinzena vamos ter chuva para aumentar os volumes acumulados neste mês, especialmente nas cidades entre a Serra/Planalto Norte e o Litoral. Nesta quinta-feira há previsão de chuva e algumas áreas até com chance de chuva forte. O mapa abaixo é um dos simuladores de volume de chuva. Não levamos os milímetros ao pé da letra, mas acaba dando uma boa ideia do que poderá ocorrer. Lembro que depois da chuva dessa semana, mais para a metade da próxima deveremos ter novamente chuva por todas as regiões do Estado ajudando a aumentar o volume ocorrido no mês.

Estimativa de chuva para quinta, dia 18
Estimativa de chuva para quinta, dia 18 (Foto: CMC)

Continua depois da publicidade