Desde o início da semana um forte calor vem predominando na região entre Paraguai, Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Para vocês terem ideia, em Uruguaiana (RS) tivemos nesta semana 41,1°C, maior temperatura dos últimos 61 anos.
Continua depois da publicidade
Em Buenos Aires, o calor nesta semana já chegou a 41,1°C, segunda maior temperatura da história da capital portenha. No Uruguai, até esta quinta, a maior temperatura tinha sido em Salto com 42°C. Porém, a maior temperatura dessa onda de calor ocorreu em Rivadavia, Argentina, onde chegou a 45°C.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Na tarde desta quinta-feira o local do mundo que teve mais calor foi exatamente essa parte mais Centro Sul da América do Sul como a ilustração abaixo mostra na cor branca.

Austrália tem um calor maior
A única região do planeta que está passando mais calor é a Austrália. Na última quinta-feira (14)a cidade de Onslow chegou registrar no termômetro incríveis 50,7°C. Essa é a maior temperatura da história na região, igualando os mesmos 50,7°C ocorrido em Oodnadatta em 1960.
Continua depois da publicidade
> Onda de calor requer atenção especial com a saúde
Aquecimento global
Esse são exemplos de como estamos passando por tudo que cientistas do clima tem alertado. Aqui é importante deixar claro. Aquecimento global é a causa, mudanças climáticas são as consequências. Não se engane que aquecimento global é só calor. Ele traz mudanças de clima fazendo com que no inverno também tenhamos frio forte.
> Onda de calor em SC: entenda como deverá ocorrer
Calor em Santa Catarina
Essa onda de calor começará a trazer temperaturas altas no Estado no fim de semana e início da semana que vem, mas principalmente no Extremo Oeste e Sul catarinenses.