Desde o início da semana um forte calor vem predominando na região entre Paraguai, Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Para vocês terem ideia, em Uruguaiana (RS) tivemos nesta semana 41,1°C, maior temperatura dos últimos 61 anos. 

Continua depois da publicidade

Em Buenos Aires, o calor nesta semana já chegou a 41,1°C, segunda maior temperatura da história da capital portenha. No Uruguai, até esta quinta, a maior temperatura tinha sido em Salto com 42°C. Porém, a maior temperatura dessa onda de calor ocorreu em Rivadavia, Argentina, onde chegou a 45°C.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na tarde desta quinta-feira o local do mundo que teve mais calor foi exatamente essa parte mais Centro Sul da América do Sul como a ilustração abaixo mostra na cor branca.

Temperatura no planeta na tarde dessa quinta (aqui na América do Sul)
Temperatura no planeta na tarde dessa quinta (aqui na América do Sul) (Foto: Climate Reanalyzer)

Austrália tem um calor maior

A única região do planeta que está passando mais calor é a Austrália. Na última quinta-feira (14)a cidade de Onslow chegou registrar no termômetro incríveis 50,7°C. Essa é a maior temperatura da história na região, igualando os mesmos 50,7°C ocorrido em Oodnadatta em 1960.

Continua depois da publicidade

> Onda de calor requer atenção especial com a saúde

Aquecimento global

Esse são exemplos de como estamos passando por tudo que cientistas do clima tem alertado. Aqui é importante deixar claro. Aquecimento global é a causa, mudanças climáticas são as consequências. Não se engane que aquecimento global é só calor. Ele traz mudanças de clima fazendo com que no inverno também tenhamos frio forte.

> Onda de calor em SC: entenda como deverá ocorrer

Calor em Santa Catarina

Essa onda de calor começará a trazer temperaturas altas no Estado no fim de semana e início da semana que vem, mas principalmente no Extremo Oeste e Sul catarinenses.