O sol aparece amanhã em todas as regiões. No entanto, como o ar frio do fim de semana já está sobre mar – por isso as temperaturas não baixam tanto no amanhecer – abre espaço para que nuvens carregadas dos países vizinhos avancem a partir do Oeste. Nesta terça-feira tem chance de chuva ao longo do dia do Oeste ao Planalto Norte já que a nebulosidade carregada da Argentina e Paraguai avança mais para o Paraná do que para nós. Nas outras regiões, momentos de muitas nuvens. As temperaturas da tarde chamam atenção pela sua elevação mais no Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte.
Continua depois da publicidade
QUARTA-FEIRA COM TEMPO INSTÁVEL
Este tempo instável seguira, mas em todas as regiões. Teremos uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, passando pelo Estado. Quero dizer que a previsão é de uma quarta-feira de nuvens que trazem chuva passageira entre aberturas de sol. As temperaturas sobem mais o Norte e Vale do Itajai.
DUAS MASSAS DE AR FRIO NOS PRÓXIMOS DIAS
Comentei na semana passada que o ar frio dos últimos dias era importante porque mostra que mudou o padrão mais quente que o outono estava tendo. Só para terem ideia, as temperaturas do amanhecer na primeira quinzena de maio ficaram de 3 a 4ºC mais elevadas que o padrão em muitas cidades. Entre elas posso citar: Chapecó, Florianópolis e Lages. Já nesta segunda quinzena temos previstas pelos menos duas outras massas de ar frio.
Continua depois da publicidade
A primeira entre o final de quarta e a quinta. Não chega a entrar com o centro do sistema aqui no Estado, mas suficiente para trazer temperaturas baixas. A segunda prevista do fim de semana para a semana que vem. Esta entrando pelo Oeste. Bem mais forte com características típicas de um ar frio do inverno. Ela deverá trazer temperaturas baixas por um período maior de dias. Antes dela, estou de olho num ciclone que deverá se formar no Sul do Brasil entre sexta e sábado.