Entre a segunda-feira (29) e a terça (30) vamos ter a formação e deslocamento de um ciclone entre os países vizinhos e o Sul do Brasil. Tudo começa pela queda da pressão do ar a partir da Argentina e Paraguai. Isso já será o processo inicial da formação do ciclone. Neste estágio já temos a formação de muitas nuvens e algumas carregadas.
Continua depois da publicidade
TEMPO NA SEGUNDA-FEIRA
As nuvens deverão predominar com o sol aparecendo pouco, só em algumas aberturas. O tempo seco até predomina em boa parte do dia em muitas cidades. Na maior parte delas, o dia terá chuva fraca e mais tarde/noite. Quanto mais perto do PR, menos chuva.
No entanto, o Oeste, Serra e Sul são regiões que mais para o final da segunda já tem chance tanto de temporais quanto de chuva forte!!!
> Fotos: frio chega a SC e amanhecer tem registro de temperaturas negativas
QUAIS REGIÕES COM MAIOR CHANCE?
Essa é uma pergunta difícil de responder com dias de antecedência. Isso porque os simuladores do tempo têm dificuldades de prever a região certa de deslocamento do ciclone. Já teve previsão de ser mais entre nós e o PR, mas já vem mostrando mais entre nós e o RS.
Continua depois da publicidade
Desta forma, a chance de chuva muito volumosa – poderemos ter entre os dois dias mais que a chuva normal do mês – com temporais é mais entre Serra, Sul e Oeste de Santa Catarina. Porém, não se descarta outras regiões.
TERÇA É O DIA MAIS INSTÁVEL DA SEMANA
Isso porque vamos ter o deslocamento do ciclone neste dia. Previsão de céu encoberto com chance de chuva a qualquer hora. Atenção que todas as regiões de SC tem chance de:
– Chuva muito forte (algumas cidades próximo da chuva do mês)
– Rajadas de vento fortes
– Granizo isolado
– Raios e trovoadas
Obviamente que esses extremos não vão ocorrer em todas as cidades de SC, mas é importante ficar atento ao tempo neste dia.
> Frio toma conta do fim de semana em Santa Catarina
Abaixo tem uma estimativa da localização do ciclone na terça:

> Vídeo: Meteoro que explodiu no céu do Rio Grande do Sul foi visto a partir de Santa Catarina
Continua depois da publicidade
INFLUÊNCIA NO MAR
Na quarta-feira essa ciclone já estará formado no mar, mas próximo da costa entre RS e SC. Com isso, rajadas de vento são esperada para o Litoral – especialmente no Sul – e cidades próximas como a Serra. Atenção a navegação pelo mar revolto já que ondas maiores já ocorrem na terça, mas em torno de 3 metros na quarta. Isso especialmente nas praias de mar aberto entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

> Nuvem gigante de gafanhotos está na Argentina e pode chegar a Santa Catarina
Muito importante acompanhar a previsão de curto prazo para as atualizações desta previsão.