Se tivermos um olhar na questão da poluição do planeta e entender como uma consequência dessa terrível pandemia, podemos responder a pergunta com um sim.
Continua depois da publicidade
Desde que a maior parte dos países – especialmente as grandes potências que são os maiores poluidores – começaram o período de isolamento, as indústrias diminuíram muito as suas produções. Fora isso, o movimento nas ruas diminuiu também com menos poluição dos meios de transporte.
Hoje se sabe que o tipo de matriz energética usada no mudo – basicamente queima de combustíveis fósseis – é a grande responsável por aumentar muito mais do que o ideal o CO2 (dióxido de carbono). Ele é um gás que compõe o efeito estufa natural que protege a vida na Terra. Porém, ele em excesso faz com que muita energia que deveria sair da atmosfera fique presa. Aumentando assim, a temperatura do planeta. O conhecido aquecimento global que tem a sua maior consequência as mudanças climáticas.
ESTUDO RECENTE
Pois bem, nestes últimos dias a revista Nature Climate Change publicou um trabalho das Universidades de East Anglia (Reino Unido) e Stanford (EUA) , do Centre for International Climate and Environmental Research (Noruega), e da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (Austrália).
Neste trabalho os pesquisadores mostraram que as emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes de fontes de combustíveis fósseis atingiram um declínio diário máximo de 17% em abril. Esse maior declínio ocorreu no último dia 7 de abril. Neste dia, China, os EUA, a Índia e todos os outros principais países emissores de carbono estavam em um alto nível de isolamento social.
Continua depois da publicidade
O trabalho é bem abrangente já que usou dados de 69 países, que representam 97% das emissões globais e 85% da população mundial. Eles compararam abril desse ano com abril do ano passado. Na média diária do inicio da ano ate o mês passado, tivemos devido a pandemia uma redução de 8,6% desse gás. Excelente notícia.
:: Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
O QUE É O IDEAL?
Segundo os pesquisadores do clima para que a temperatura do planeta não suba mais de 1,5°C, há necessidade de redução do CO2 em 7,6% a cada ano até 2030.
SERÁ QUE VAMOS APRENDER ALGO?
Particularmente não sei. Mas está claro nesta pandemia como somos responsáveis pela elevação da temperatura. Quem sabe quando tudo voltar ao normal, essa diminuição de CO2 seja colocada em prática. Seria um grande aprendizado tudo que estamos passando agora.