Como já escrevi algumas vezes, o mês de março foi de pouca chuva em todo o Estado. Choveu um pouco mais no Norte, mas mesmo assim abaixo do que é o padrão do mês.

Continua depois da publicidade

A estiagem vai ganhando o Estado ficando o Oeste – pelo histórico dos últimos meses – com a região com maiores problemas. Já temos cidades da região com dificuldade de abastecimento. No entanto, não é só no Oeste.

Segundo o setor de Hidrologia da Epagri, temos 18 pontos monitorados de rios com menos água do que o normal. Esses pontos ficam nestas cidades:

Mondaí, Otacílio Costa, Canoinhas, Alfredo Wagner, Blumenau, Chapadão do Lageado, Taió, Salete, São João Batista, São Carlos, São Martinho, Joaçaba, Rios das Antas, Tangará, Concórdia e Rio Negrinho.

PREVISÃO DE POUCA CHUVA

Na sequência do mês teremos pouca chuva. Na semana que vem a segunda-feira tem chance de chuva, mais no Oeste do que nas outras regiões. Porém, essa chuva é mais no Sul do Paraguai e Oeste do Paraná. Portanto, mais nas nossas cidades do Oeste próximas as estas localidades.

Continua depois da publicidade

Ao longo da semana teremos muitos dias de sol. Algumas instabilidades no Leste devido a umidade do mar, mas pouco.

Uns dos simuladores do tempo indicam alguma chuva, mas observem. Volumes baixos até o dia 15 na maior parte das cidades. Um dos simuladores até "aposta" numa volume maior no Noroeste de SC, mas algo que o outro simulador não indica.

Chuva prevista da primeira quinzena de abril
Chuva prevista da primeira quinzena de abril (Foto: GFS)

Chuva prevista até o dia 15 de abril
Chuva prevista até o dia 15 de abril (Foto: ICON)

ECONOMIZE ÁGUA

Resumindo tudo. Temos que ter cada vez mais uso racional da água. Não desperdice.

A primeira quinzena de abril tem chuva abaixo do padrão. E muito provavelmente a segunda também.