Durante este mês de outubro a estiagem voltou a ser uma preocupação para muitos catarinenses. No mapa acima, temos uma ideia das regiões onde a pouca ou falta de chuva já traz problema em relação ao nível de rios. Até o fim desta semana, tínhamos 19 pontos de estiagem de rios em 15 cidades espalhadas pelo Estado.

Continua depois da publicidade

Chuva mal distribuída no fim de semana

Neste fim de semana, vamos ter algumas pancadas de chuva pelo Estado. Ainda serão mal distribuídas, ou seja, não em todas as cidades, mas pelo menos já há condições de chover em algumas áreas do Meio-Oeste e Oeste, regiões que vêm passando por mais problemas. 

Durante a próxima segunda-feira, uma frente fria deverá cruzar o Sul do Brasil. Ela deverá provocar chuva forte e temporais principalmente entre o Norte da Argentina e Paraguai. Porém, tem condições de trazer uma chuva mais forte e melhor distribúida no Extremo-Oeste, região que precisa muito dessa chuva. Não vindo com temporais, que é uma possibilidade, a chuva é bem-vinda. 

A questão é que, na sequência da semana, deveremos voltar a ter tempo seco em muitas das nossas cidades. A chuva ainda seguirá, mas novamente um pouco mais concentrada na faixa Leste, como já vem ocorrendo.

Importante destacar que na próxima terça-feira vamos ter mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense. Lá teremos a atualização da previsão de clima para o período entre novembro deste ano e janeiro de 2021. Muito provalvelmente será atualizada a influência do La Niña. Essa condição deverá manter a distribuição da chuva muito irregular pelas regiões do Estado e com volumes abaixo do padrão da época do ano. 

Continua depois da publicidade

Porém, vamos esperar a reunião para saber o que virá pela frente nesta virada de primavera para o verão. Nos meus espaços na NSC vou trazer essa informação atualizada e na próxima edição trago todos os detalhes para vocês.