Chegamos ao final da primeira quinzena de abril com chuva abaixo do normal do mês. Até aí, tudo certo, ainda temos mais 15 dias pela frente. No entanto, tivemos regiões com volumes bem baixos, sobretudo o Litoral.

Continua depois da publicidade

Abaixo temos um mapa que mostra o total de chuva normal para abril. Dá para perceber que chove mais no Oeste e menos no Litoral, inclusive é um dos meses do ano em que menos chove nesta parte de SC.

:: O Coronavírus e a perda de qualidade da previsão do tempo

Chuva normal de um mês de abril
Chuva normal de um mês de abril (Foto: Ciram)

No mapa abaixo temos o que aconteceu de chuva durante a primeira quinzena deste mês. Vejam que – como normalmente é – choveu mais no Oeste. Isso devido à áreas de instabilidade que ainda predominam sobre a região. Porém, os volumes estão em todas as regiões abaixo do padrão. Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis foi onde menos choveu.

Chuva em abril em SC
Chuva em abril em SC (Foto: Reprodução)

INFLUÊNCIA NOS RIOS

O fato dos últimos meses terem tido chuva abaixo do normal e esta primeira quinzena também faz com que ainda tenhamos muitos rios com nível abaixo do padrão. No mapa temos as cidades que estão com esse problema, segundo o setor de Hidrologia da Epagri

Continua depois da publicidade

:: Coronavírus e a relação com as condições do tempo

Nível dos rios no dia 15/04
Nível dos rios no dia 15/04 (Foto: Hidrologia/Epagri)

O QUE ESPERAR DA SEGUNDA QUINZENA?

A preocupação com a estiagem está justamente aí. Os volumes de chuva previstos até o final do mês são muito baixos. A maior parte dos dias serão de tempo seco com sol aparecendo até bem. Baixíssimos volumes de chuva na faixa Leste até o dia 27, com boa parte do Estado sem previsão de chuva. Temos que acompanhar ao longo dos próximos dias, mas há uma tendência que possamos ter uma chuva um pouco maior só lá em torno do dia 28. Já no final do mês.

Estimativa de chuva
(Foto: Modelo ICON)

Portanto, a dica é usar de maneira muito racional a água. A economia é extremamente importante.

Leia também:

Infográfico mostra como o coronavírus age no corpo humano

Mundo passa dos 2 milhões de casos confirmados de coronavírus