Durante o último fim de semana tivemos chuva por todas as regiões do Estado, mas a faixa da Grande Florianópolis até o Vale do Itajaí e Norte foi a que teve os maiores volumes de chuva.

Continua depois da publicidade

QUAL O MOTIVO DA INSTABILIDADE?

Na ilustração abaixo percebemos dois sistemas atuando. Um é o centro de baixa pressão atmosférica que estava no mar entre o Litoral Norte de SC e o Sudeste do Brasil. O outro é um sistema inverso, ou seja, de alta pressão também sobre o mar, mas entre o Sul do Brasil e o Uruguai.

Como a ilustração mostra, na baixa pressão temos o vento no sentido horário e na alta anti-horário. Pela posição dos dois, tivemos um corredor de umidade do mar para a costa. Isso junto com o relevo da região ajudou a provocar nuvens carregadas.

Este centro de baixa pressão estava presente em todos os níveis da atmosfera. Isso acaba criando uma situação na atmosfera que "suga" toda a umidade pra cima. Condição que permite nuvens muito carregadas.

CHUVA MUITO FORTE EM POUCOS DIAS

Os totais de chuva foram muito elevados entre sexta e o domingo sendo que boa parte da chuva ocorreu no domingo. Abaixo coloquei dois mapas. O da esquerda mostra o que choveu de sexta até a manhã desta segunda. O outro mostra qual a quantidade de chuva normal de um mês de fevereiro:

Continua depois da publicidade

Vejam que entre a Grande Florianópolis e o Norte choveu o que normalmente acontece em todo fevereiro. Algumas cidades do Norte são não superaram este normal porque ele é muito elevado em fevereiro. Beira os 250 mm.

Abaixo separei as cidades que mais tiveram chuva de sexta até a manhã de segunda:

PRÓXIMAS HORAS

Este centro de baixa pressão esta se dissipando. O centro de alta está avançando para o mar. O pior já passou! Diante disso, temos uma tarde com aberturas de sol em todas as regiões. Ainda há chance de chuva por toda SC entre o meio/final da tarde para a noite, mas aquela de verão. Mal distribuída e por menos cidades.