O mapa acima mostra quantos graus acima ou abaixo a temperatura do ano de 2020 ficou em relação ao período de comparação de 1981 a 2010. Vejam que na maior parte do nosso Planeta o ano passado foi mais quente. Poucas áreas foram mais frias.
Continua depois da publicidade
Uma que chama atenção foi o pacífico equatorial, mas isso devido o La Niña que atuou. E aqui está um ponto muito importante da história de 2020. Mesmo como um fenômeno que diminui naturalmente a temperatura global, 2020 igualou 2016 que era sozinho o ano mais quente da história das observações.
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
A diferença é: naquele ano tivemos um dos El Niños mais fortes. Portanto, uma explicação natural para o calor. Porém, 2020 igualou mesmo sendo um ano de La Niña que sempre ajuda a baixar a temperatura.
Resumindo: grande sinal de alerta sobre o aquecimento global!
Continua depois da publicidade
> Santa Catarina tem data para o retorno da chuva
A década mais quente da história
Para terem ideia, esse aquecimento do ano passado fez com que a última década tenha sido a mais quente de todas desde que temos observações no planeta. Desde a década de 1980, a temperatura vem subindo a cada período de 10 anos.
Outro dado que chama muita atenção é que os últimos seis anos são os mais quentes já registrados na Terra.
> Neve, sincelo e geada: os extremos do ar polar que está em SC
Aumento cada vez maior de CO2
O grande vilão desse aquecimento é o excesso de um dos gáses que compõe o efeito estufa. O dióxido de carbono. O gráfico abaixo mostra como ele só vem aumentando nos últimos anos.
Agora em 2020 a concentração de CO2 na atmosfera aumentou aproximadamente 2,3 ppm (partes por milhão), atingindo um máximo de 413 ppm durante maio de 2020.
Continua depois da publicidade

Lembro que a maior concentração de CO2 faz com que a energia do Planeta que deveria voltar para fora da atmosfera fique “preso” aumentando a temperatura da Terra. Para terem ideia, a temperatura global do ano passado ficou no mesmo patamar recorde de 2016, mas 0,6°C mais quente do que o período de referência padrão de 1981-2010 e cerca de 1,25°C acima do período pré-industrial de 1850-1900.
Leia também
> Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
> As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
> Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
> Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados