Uma coisa que me deixa muito feliz é ver quantas crianças gostam do Sonic. Já escrevi aqui que ele é o meu herói de infância e é uma alegria ver quantos pequenos também admiram o porco-espinho azul. Recentemente estive em um parque de diversões e contei umas cinco camisetas diferentes do Sonic.
Continua depois da publicidade
Já fui em eventos de games em que eu era a única com o herói estampado na roupa e fiquei me achando muito velha. Afinal, o primeiro jogo saiu em 1991. Mas agora parece que muita gente gosta do porco-espinho. Se ele é conhecido até hoje, muito tem a ver com a sequência do primeiro game, que contribuiu para transformar as aventuras do azulão em franquia, que agora está até no cinema.
Sonic 1 do Mega Drive você sabe como é. Vá para a direita e ache o final da fase. São três atos, ou três fases com o mesmo tema, e daí você vai para o próximo nível. Este game me impressionou muito, mas foi com Sonic the Hedgehog 2 que eu me tornei fã.
O salto dos gráficos é incrível. Sonic 2 é muito mais colorido. A trilha sonora também ficou inesquecível, com ótimas músicas que embalam a aventura do começo ao fim. Porém, para mim, a adição mais legal foi o Tails.

A raposa de duas caudas, que agora faz companhia ao mascote azul, tornou tudo ainda mais fofo. Eu converso com muitos jogadores e vejo que o fator fofura não é algo que importe muito para a maioria. Porém, é algo de que sempre gostei. Se eu posso ser um herói fofo, por que vou ser um menos fofo, não é mesmo?
Continua depois da publicidade
Um amigo meu que também tinha Mega Drive me ensinou um truque que fez toda a diferença para mim. Se você apertar Start logo no início, vai jogar com o Sonic e o Tails atrás, a raposa sendo controlada pelo computador ou por outro jogador, no segundo controle. Porém, a câmera foca no herói azul. Se o Tails sair da tela, tchau para ele, mais tarde ele volta.

Entretanto, no início do jogo você não precisa ter tanta pressa. Vá apertando para baixo no direcional até encontrar as opções. A primeira é com quem você quer jogar. Você pode ser a dupla, só o Sonic ou só o Tails. E desde então eu jogo só com a raposa.
Ao contrário do Sonic 3, não há muita diferença entre o Tails e o azulão, então escolha o personagem que mais traz um sorriso para o seu rosto, ou a dupla mesmo, e parta para a aventura.
A primeira fase, Emerald Hill, é para você se acostumar com os controles mesmo. O teste de fogo vem na Chemical Plant. Além de uma das melhores músicas da franquia, você também encontra aquela famosa parte, no segundo ato, em que a água sobe e você precisa ir rapidamente para a superfície para não se afogar.
Continua depois da publicidade

Perdi muitas vidas ali. E sempre que eu tenho um amigo que sei que cresceu com o Super Nintendo, coloco essa fase no Sonic Mania e a pessoa sempre morre ali, não importa quão experiente com videogames ela seja. Não tenho pena, já que perco o Yoshi logo naquela fase do Super Mario World em que passam aquelas bolas de ferro amarelas com espinhos na água. Sim, antes do primeiro castelo. Sim, o pessoal sempre dá risada.
Voltando ao Sonic 2, agora que estou mais velha, entendo porque gosto bem mais dele do que do primeiro. Além do Tails e das lindas cores, o jogo é muito mais rápido. As fases são feitas para você correr e dar vários loopings divertidíssimos. Ficar andando devagar aqui não vai te ajudar a ser um bom jogador. Corra e reaja rápido e você será recompensando com um dos melhores jogos de plataforma 2D de todos os tempos.
Leia mais:
> Sonic, meu herói de infância