Há tempos não tínhamos um lançamento bem bugado de um jogo de grande produção. Eis que saiu o novo Pokémon, versões Scarlet e Violet, com personagens desproporcionais, gente sumindo do nada ou atravessando paredes. E já vimos este filme antes, já que o recente fantasma do Cyberpunk 2077 ainda assombra o mundo dos games. Sem falar na versão remasterizada da trilogia Grand Theft Auto.

Continua depois da publicidade

Realmente assusta que um jogo exclusivo venha assim. Mas não me surpreende de todo, já que os fãs de Pokémon já vêm há algum tempo reclamando da desenvolvedora Game Freak, que faz os jogos da série. Se já havia críticas na versão anterior, Sword e Shield, talvez realmente uma hora o estúdio perdesse a mão.

Cena do game Pokémon Scarlet/Violet
Pegue pokémons, não bugs! (Foto: Nintendo/Divulgação)

Porém, é no mínimo bizarra essa prática de lançar o jogo primeiro e consertar depois. Atualmente, existe a possibilidade de o jogador baixar atualizações, mas isso não é desculpa para lançar um título bugadão.

Às vezes, ou quase sempre, é melhor adiar do que a Nintendo ter que pedir desculpas no Twitter. Diga-me, amigo jogador: você prefere um jogo bugado lançado no dia marcado ou um atraso? Eu prefiro a segunda opção. Lembrando que no caso de Pokémon Scarlet e Violet, está prevista mais uma atualização para o jogo no final de fevereiro. Vamos ver se vai melhorar a performance.

Inimigo com espada em Cyberpunk 2077
O fantasma do Cyberpunk 2077 não nos deixa esquecer lançamentos recentes desastrosos (Foto: CD Projekt Red/Divulgação)

Eu já argumentei aqui antes que sempre espero análises antes de comprar um game no lançamento e geralmente é uma ótima ideia aguardar um pouco e não adquirir o título logo de cara. Assim dá tempo para os desenvolvedores arrumarem algum problema ou outro e de o jogo baixar de preço. Ou de desistir da compra mesmo.

Continua depois da publicidade

Talvez adiar um jogo seja muito caro, tenha que prolongar contratos, repensar o marketing e acalmar os investidores. Mas não seria isso mais barato do que apagar um incêndio de reputação?

Entretanto, talvez depois do fantasma do Cyberpunk 2077, as coisas tenham mudado um pouquinho. Não sei se sou muito otimista, mas, para cada Pokémon e Trilogia GTA, tivemos muitos games adiados.

CJ pilota barco em GTA San Andreas
Tudo o que você tinha que fazer é não lançar um jogo bugado, Rockstar! (Foto: Rockstar Games/Divulgação)

Uma prova de fogo está chegando em breve, o aguardadíssimo RPG de ação Hogwarts Legacy, baseado no mundo mágico de Harry Potter. No início, ele foi previsto para 2021, e vai chegar dois anos depois, em 10 de fevereiro para Xbox Series S e X, PS5 e PC.

Esses dois anos a mais, será que foram usados para melhorar o game ou ele simplesmente passou por muitas dificuldades no desenvolvimento (ou as duas coisas)? Espero mesmo que o período tenha sido utilizado para tirar bugs e deixá-lo o melhor possível para o lançamento.

Continua depois da publicidade

Cena do game Hogwarts Legacy
Adiar quer dizer melhorar, certo, Hogwarts Legacy? (Foto: Warner Bros. Games/Divulgação)

Este ano também sairão outros jogos adiados muitas vezes e bastante aguardados pelos jogadores, como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Starfield. E olha que esses são exclusivos e podem servir para mostrar o que o Switch e o Xbox têm de melhor.

Por tudo isso, torço que 2023 seja um ano de cada vez menos lançamentos desastrosos, cada vez mais jogos com o mínimo de bugs no dia 1. Seria pedir muito? Provavelmente sim, mas fica a torcida para que a indústria de games priorize os jogadores, e não os investidores.

O Pensando Sobre Games também está no rádio! As principais novidades da semana no mundo dos videogames você pode ouvir no CBN Sábado Show, que começa às 10h da manhã todos os sábados na CBN Floripa.

Leia mais:

> Games mais esperados para 2023

> Hogwarts Legacy e hype

> Jogos de plataforma 3D e seus mundos criativos

> Como deixei de ser fangirl depois de Mass Effect