Mais uma daquelas notícias apocalípticas apareceu no mundo dos games recentemente. A Nintendo afirmou que as lojas digitais do Wii U e 3DS estão com os dias contados. Em março do ano que vem, não vai dar mais pra comprar nada. Depois dessa data, só vai dar para baixar atualizações ou jogos que você já tinha adquirido.
Continua depois da publicidade
A partir de 29 de agosto deste ano, já não será mais possível usar um cartão Nintendo eShop para adicionar fundos a uma conta no Wii U ou 3DS. Então, se ainda tem algo que você quer dessas lojas, melhor se mexer antes que seja tarde.
Apesar de o Wii U ser o videogame de mesa da Nintendo que menos fez sucesso (sim, o Virtual Boy é considerado um portátil), ele mora no meu coração. Ele veio em uma época muito interessante da minha vida, em que eu começava um novo trabalho e daí tive que entender que não tinha mais tanto tempo para jogar videogames.
Conforme a Nintendo e os jogadores foram percebendo que o Wii U não ia decolar, os lançamentos de grande produção pra ele foram minguando. Mas, para mim, foi perfeito. Afinal, como não tinha tempo mesmo, os títulos que saíam já eram suficientes para mim.
Continua depois da publicidade

Em homenagem a este videogame que vendeu apenas 13,56 milhões de unidades, contra 103 milhões do sucessor Switch, resolvi fazer minha lista de jogos favoritos pra ele. Não é uma relação dos melhores games do console, mas daqueles que me divertiram, e divertem, muito.
Rayman Legends
Este jogo já saiu em vários videogames, mas ele foi feito para o Wii U. A tela touch no meio do controle Gamepad é perfeita para o divertidíssimo modo com o personagem Murphy, em que você deve interagir com o cenário, cortando cordas, deixando inimigos tontos, puxando plataformas, para que o herói possa chegar ao final da fase.
Não faço ideia de como esse modo foi adaptado para outros consoles porque ele é muito o Wii U. Mas se você não tem esse videogame da Nintendo, não deixe de jogar Rayman Legends em outro console. Para mim, os jogos da série são os melhores de plataforma 2D que existem, depois do Sonic.
Batman Arkham City Armored Edition
Tá aí outro game que saiu para outros consoles também. A versão do Wii U tem várias roupas legais para você vestir o herói e a Mulher-gato. Mas o mais legal é o uso de bugigangas do homem-morcego, adaptadas para funcionar no Gamepad. Novamente, não sei como foi feito isso nos outros videogames. Mas essas funções na jogabilidade faziam você se sentir o próprio Batman.
Continua depois da publicidade
Além disso, nunca, jamais, em hipótese alguma subestime ter o mapa do jogo na palma da sua mão para consultar sem precisar pausar o game. E isso o Wii U oferece para vários títulos.
Bayonetta 2
Sem a Nintendo, as aventuras da bruxa já teriam parado no primeiro episódio. Bayonetta 2 tem jogabilidade melhor, mais variedade e uma dificuldade mais balanceada. Confesso que gostei mais da história do primeiro, por isso é legal demais jogar todos. Bayonetta 2 para Wii U vem com o game original, já que ele não tinha saído ainda em uma plataforma Nintendo. E a terceira parte das aventuras da bruxa chega neste ano ao Switch.
The Legend of Zelda: Wind Waker HD
Esta versão do primeiro jogo da série com gráficos estilo cel shading traz imagens ainda mais bonitas, a possibilidade de acessar os menus na palma da mão e uma vela que faz o barco ficar mais veloz. Novamente, não subestime não precisar pausar o jogo para mexer no seu inventário.
Eu lembro que tive preconceito com este game quando ele saiu por causa dos gráficos. Mas ele é uma obra-prima, uma aventura inesquecível, embalada por uma trilha sonora linda demais. É um Zelda 3D de muito respeito. Não deixe a fofura dos gráficos o afastar do jogo!
Continua depois da publicidade
Virtual console
O virtual console era um serviço legal demais da Nintendo, que vendia jogos antigos. O Wii U expandiu o catálogo do Wii e passou a ter títulos do Gameboy Advance e DS, além do próprio Wii. E, na minha opinião, é aqui que você deve prestar bastante atenção antes de a loja digital fechar de vez. Tem muito jogo bom com um preço legal, que infelizmente você não vai mais encontrar se tentar comprar o cartucho ou disco originais.
Eu estou jogando o Metroid Prime Trilogy do Wii, que é basicamente impossível encontrar em um preço decente em disco. Esta coleção é uma obra-prima, com três dos melhores jogos em primeira pessoa já feitos.
Se você tem um Wii U, não deixe de olhar o catálogo do virtual console. Nem todos os games que têm aqui estão disponíveis no serviço Nintendo Switch Online.
> Por que esse desprezo com os jogos antigos?
Para finalizar, digo que o meu jogo favorito do Wii U é o Mario Kart 8. Porém, a versão do Switch é muito melhor, tanto em performance quanto em conteúdo oferecido. Ainda mais agora que vai vir uma DLC gigante com pistas antigas da série. Por essa razão, o Mario Kart 8 não está nesta lista. Se você tem a possibilidade, pegue esta obra-prima no Switch.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
> Games mais esperados de 2022
> Pensando Sobre Games: conferências