Chegando esta época do ano, a gente deixa um pouco os temas cotidianos para curtir um pouco a magia que esse período traz. Uma coisa que o jogador pode fazer para entrar no clima natalino é jogar novamente aquela fase de Natal de um game querido.

Continua depois da publicidade

Por isso, eu separei aqui as que primeiro apareceram na minha memória quando pensei no assunto. Com certeza você deve se lembrar de outras, então bora lá fazer a sua própria lista e sinta-se à vontade se quiser compartilhar comigo no Twitter ou Instagram.

Aqui vão os games que vêm a minha memória quando o assunto é Natal:

World of IllusionMega Drive

Continua depois da publicidade

Este era o meu título favorito do Mega Drive, sem contar os do Sonic. Um jogo de plataforma com gráficos lindos e fofos e um desafio na medida certa para a criança que eu era (mas não se preocupe, há diversos níveis de dificuldade). Neste game da Disney do Mickey e Donald, tem uma fase de Natal, mais pro final. Nela, você deve enfrentar inimigos muito perigosos, como palhaços escondidos em presentes, dados que caem do teto e uma espécie de fogo de artifício, que, para mim, sempre foi um cigarro. É um ótimo título cooperativo!

Banjo-Kazooie – Nintendo 64/Xbox

Quem já jogou este clássico do gênero plataforma 3D deve se lembrar da fase com um enorme boneco de neve no meio. Nela, você vai botar a mão na massa para fazer um Natal mais feliz, ajudando um papai urso polar a achar os presentes para os três filhotes e ainda ligar a luz pisca-pisca de uma linda árvore natalina. Tenho uma amiga inclusive que me disse que jogava esta fase todo ano na época de Natal.

Banjo e Kazooie voam em frente a árvore de Natal
Banjo e Kazooie com a árvore de Natal da fase “Freezeezy Peak” (Foto: Reprodução/Banjo-Kazooie)

> Revisitando “Banjo-Kazooie”, mais de 20 anos depois

Clayfighter 63 1/3Nintendo 64

Está aí um Papai Noel que não é fofo. O personagem Sumo Santa, do jogo de luta de massinha do Nintendo 64, usa a própria barriga grande e acessórios natalinos, como uma cana doce, para machucar os inimigos. O cenário dele é a própria fábrica de presentes. Apesar da falta de fofura do personagem, por alguma razão ele ficou na minha memória. Talvez justamente pelas bizarrices.

Continua depois da publicidade

> Game Awards e os muitos anúncios em um evento só

Diddy Kong Racing – Nintendo 64 e Nintendo DS

As fases do mundo de neve do game de corrida são todas dignas de um Natal no hemisfério norte. Mas vou destacar a Frosty Village que, além da música fofa, ainda tem várias árvores natalinas espalhadas pela pista. Só não vale bater seu kart nelas!

Cody e May correm na neve em
Cody e May correm na neve em “It Takes Two” (Foto: EA/Divulgação)

Bônus – It Takes Two – PC, Xbox One e PS4

O nível de neve do jogo de plataforma cooperativo não é propriamente uma fase de Natal. Mas vou botar aqui só porque é uma fase de inverno divertidíssima, com direito a andar de trenó, patinar no gelo, jogar curling e ainda fazer uma guerra de bolas de neve. Vale a pena jogar pelo design criativo e variedade na jogabilidade.

> Pensando Sobre Games: Natal e videogames

Bem, aqui estão minhas escolhas. Quais são as suas? E fica minha deixa para desejar a você, leitor, um Feliz Natal! Aproveite e, se tiver uma folguinha, espero que dê tempo para você se divertir com algum game. Semana que vem tem mais lista!

Leia mais:

> Game Awards e os muitos anúncios em um evento só

> Premiações de games influenciam suas escolhas?

> “It Takes Two” – um dos melhores jogos de 2021

> Pensando Sobre Games: Natal e videogames