Uma notícia que eu venho esperando há tempos sobre Fall Guys chegou: ele será lançado também no Xbox e Switch. E terá crossplay e crossprogresso. A parte de ele virar grátis para jogar me causa desconfiança, mas a notícia trouxe um sorriso para o meu rosto.

Continua depois da publicidade

Crossplay e crossprogresso são coisas que, para mim, são quase essenciais e deveriam ser cada vez mais comuns. Caso você não esteja familiarizado com estes termos, explico. Crossplay é você poder jogar com jogadores de outros videogames. Assim, se eu jogar no Xbox, posso estar no mesmo time de um amigo que está no PS4, por exemplo.

Já o crossprogresso é muito útil para quem tem mais de uma plataforma em casa. Eu comecei jogando Fall Guys no PC. Agora, vou poder ter o jogo nos videogames e o progresso que já alcancei no computador vai passar para eles, sem que eu precise criar um novo usuário nos consoles. Dessa forma, não começo do zero, mas continuo a evolução do meu personagem (o que, neste jogo, significa apenas que você seguirá com as roupinhas que conseguiu até agora).

Para a gente falar sobre o quanto é legal crossplay e crossprogresso, vou contar a minha trajetória com o Fall Guys. Porque, sendo bem sincera, essas melhorias vieram muito tarde para mim.

O jogo saiu em agosto de 2020, na pandemia mesmo. Nem tinha vacina ainda. Estava no home office e não me aventurava muito fora de casa. A socialização nos fins de semana ocorria através dos jogos. Eu tinha trocado de PC e um amigo comprou Fall Guys e amou. Eu também adquiri, já que estava num preço até camarada. E igualmente adorei o jogo.

Continua depois da publicidade

Eu e meu amigo, porém, ficamos isolados no PC. Muitos dos nossos colegas têm PS4 e Fall Guys foi um dos jogos que apareceram no serviço de assinatura PS Plus. Eu e meu amigo também temos o Playstation, mas não éramos assinantes (eu continuo não sendo) e não teríamos como jogar com nossos colegas online.

Então veja o impasse: eu e ele ficamos isolados no PC enquanto muitos amigos estavam no PS4. Isso poderia ser resolvido com o crossplay. Nós jogaríamos no computador e eles seguiriam no Playstation. E demorou tanto esse crossplay que até desistimos de esperar por ele.

Futebol atrapalhado em Fall Guys
Se Fifa fosse assim, jogaria mais! (Foto: Reprodução/Fall Guys)

No ano passado, teve um início de crossplay, em que jogadores de PC e PS4 jogaram juntos. Porém, não era possível formar times das duas plataformas no modo normal do jogo, apenas fazendo uma sala privada. Contudo, para isso, precisávamos de muita gente, ou ficávamos limitados a poucas fases, que foi o que acabou acontecendo.

O crossplay felizmente está se popularizando. Com os videogames cada vez mais caros, fica também cada vez mais difícil o jogador ter mais de uma plataforma em casa. Com o crossplay, dá para jogar com o amiguinho sem que o amiguinho precise ter a mesma caixa de plástico que você.

Continua depois da publicidade

Para o Fall Guys, acho que já veio bem tarde esta melhoria. A pandemia, felizmente, deu alguma trégua e já dá para encontrar a galera ao vivo. A tela dividida agora tem muito mais apelo do que cada um jogar online na sua casa.

Fall guy com roupa de Gato Roboto cai na lama
Gato Roboto desistiu e foi pra lama (Foto: Reprodução/Fall Guys)

Mas comemoro sim o crossplay e crossprogresso, para jogar com meus amigos que moram longe e poder me divertir com Fall Guys em um videogame, sem estar sentada na frente do PC, o que já faço por boa parte do dia no trabalho.

Apesar da desconfiança que sempre me trazem os jogos grátis para jogar (será que vou ter que comprar as roupas com dinheiro de verdade? Pode esquecer, Epic Games), torço para que o lançamento nas outras plataformas traga ainda mais jogadores e que o interesse por este título se renove mesmo nesta trégua da pandemia. Quem sabe eu até volte a jogar com alguma regularidade.

Leia mais:

> Entrevista com os compositores de Fall Guys

> Fall Guys: o game para jogar com os amigos durante a pandemia

> Jogos grátis

> Agora sei o que é ser PC gamer