Em 2020, em meio a um período brabo da pandemia, era lançada a nova geração de videogames. Dois anos depois, os consoles estão um pouco mais baratos (mas valor segue alto) e muito mais fáceis de encontrar. Mas, com muitos jogos ainda saindo para o Xbox One e PS4, vale a pena pular para os aparelhos novos?

Continua depois da publicidade

Eu tive a sorte de fazer o salto para a nova geração com o Series X. Foi em fevereiro, no meu aniversário. E só tenho elogios para ele.

Se você está em dúvidas, e está muito certo em tê-las, se já vale a pena ir para a nova geração, vou descrever aqui a minha experiência com o Xbox Series X. Evidentemente, não vou poder responder se você deve migrar para um novo aparelho, mas espero ajudá-lo a pensar sobre o assunto. Afinal, está tudo tão caro que fica difícil justificar o investimento em um videogame. Mas vamos lá.

O principal que você precisa saber sobre a nova geração é que os consoles são muito mais rápidos. E eu acho isso sensacional.

Antes do Series X, eu estava com um Xbox One X, que já rodava alguma coisa em 4K. Porém, o tempo que demorava para carregar as coisas era levemente insuportável.

Continua depois da publicidade

Lara Croft descansa em fogueira em Rise of the Tomb Raider
Lara Croft tá louca por um pote cheio de pinhão quentinho para comer perto da fogueira (Foto: Reprodução/Rise of the Tomb Raider)

Esperar a tela de loading de jogos pesados como Rise of the Tomb Raider ou Assassin’s Creed Odyssey era um horror. Acho que mais de um minuto. Era para pegar o celular e ver se recebi alguma mensagem nova no WhatsApp. E até dava tempo de responder.

O Xbox Series X e o PS5 usam SSD, então o loading é muito menor. É muito mais saúde mental para você jogador que, como eu, achava um absurdo a Lara Croft levar mais de um minuto para pular de uma fogueira para outra.

O tempo de carregamento me incomoda tanto que uma das primeiras coisas que fiz no Series X foi baixar Rise of the Tomb Raider e Assassin’s Creed Odyssey e me maravilhar com o loading menor. Ele é real.

Personagem Kassandra em Assassin's Creed Odyssey
Kassandra passou o feriadão na Grécia mesmo (Foto: Reprodução/Assassin’s Creed Odyssey)

E vamos aos gráficos! Acho que não posso dizer que já joguei um jogo feito para a nova geração. Mas os gráficos do Mass Effect Legendary Edition, que roda também no Xbox One, já são lindos demais! Já senti a diferença na comparação com o Xbox One X.

Continua depois da publicidade

Um jogo que deu para ver bastante a distinção entre os dois aparelhos foi o Cyberpunk 2077, que lançou uma demo gratuita bem no tempo em que o Series X chegou em casa. Eu tinha baixado e começado a demonstração no One X. Mas ele rodou muito melhor na nova geração, com menos quedas de framerate, melhores gráficos, melhor performance.

Se você me perguntar se já vale ter um videogame novo, eu diria que vale só pelo tempo de carregamento. Mas sei que isso é um mero privilégio, e não uma razão para comprar um console.

Cena do jogo Mass Effect 3
Gráficos da edição lendária do Mass Effect estão lindos demais (Foto: Reprodução/Mass Effect Legendary Edition)

O que vale são os jogos. O que eu mais joguei no Series X, por meses, foi o Mass Effect, que também tem pro Xbox One.

Na minha singela opinião, acho que dá para esperar mais. A não ser que você seja louco pelos exclusivos da Sony, o que eu não é o meu caso, já que eu já tinha cansado no PS3 desses games cinematográficos demais. Eu acho que ainda não tem uma quantidade legal de títulos só para a nova geração.

Continua depois da publicidade

Mesmo que você ame os jogos do Playstation, vários deles, incluindo o novíssimo God of War Ragnarök, também rodam no PS4.

Para o Series X, eu aguardo demais o RPG Starfield, que tem lançamento marcado para o ano que vem. No PS5, tem o Forspoken em janeiro, o Final Fantasy 16 em 2023, o remake do Knights of the Old Republic e Star Wars: Eclipse, esses dois ainda sem data. E talvez nem sejam exclusivos para sempre. Estou falando do meu gosto também, claro. E botei Final Fantasy porque sempre é destaque entre os fãs de RPGs japoneses 😊

Já faço muito texto sem conclusão, né? Mas ficamos assim então: se você já tem uma graninha separada e que não vai fazer falta para o orçamento da sua casa e você odeia tanto quanto eu os tempos de carregamento, vale jogar já no aparelho novo.

Contudo, se isso não te incomoda tanto, eu diria para você esperar até ter um jogo que realmente faça você sonhar e o seu coração bater mais forte. Daí dá tempo de ir juntando uma graninha e escolher o seu favorito. O controle do Xbox sempre ganha aqui em casa.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Retro SC e a alegria de compartilhar momentos com outros jogadores

PS5 e o aumento de preços

Não tenha vergonha de ser gamer