A WEG vai começar a produzir turbinas eólicas na fábrica de motores e geradores de alta tensão instalada em Mineápolis, nos Estados Unidos. A empresa catarinense informou nesta segunda-feira (6) que a medida “dará curso ao planejamento para participar do mercado de geração eólica” americano.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A WEG informou ainda que os investimentos iniciais previstos não são relevantes e já estão considerados no orçamento de capital aprovado pela companhia. O plano da empresa é usar a unidade americana para progressivamente fabricar a plataforma de aerogeradores de 7 MW de potência.

O parque fabril em Mineápolis tem 45 mil metros quadrados de área construída e cerca de 200 funcionários. Segundo a WEG, a unidade tem “capacidade modular e flexibilidade operacional que permitirá uma expansão adaptável às necessidades da empresa”.

A planta estará apta a iniciar o fornecimento das primeiras turbinas a partir de 2026. Enquanto isso, a empresa pretende desenvolver uma cadeia local de fornecedores de peças para os equipamentos, além de já começar a prospectar contratos de venda.

Continua depois da publicidade

Em comunicado, a WEG acrescentou ainda que “continua comprometida com a estratégia e continuidade do desenvolvimento do negócio de geração eólica” no Brasil e na Índia, atuais mercados de atuação.

O movimento nos Estados Unidos indica uma estratégia da companhia de diversificar a produção desse tipo de equipamento em novos mercados. Em março, a WEG anunciou que vai paralisar temporariamente a fabricação de aerogeradores em Jaraguá do Sul a partir do segundo semestre em função da baixa demanda no país.

Leia também

Novo estudo vai traçar raio-X e apontar prioridades da logística de transportes de SC

Empresários de Blumenau e região preparam ação para ajudar vítimas das cheias no RS

Senior compra empresa de São Paulo

Alemão radicado em SC larga carreira em multinacional para produzir licores premiados

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp