A catarinense WEG vai construir mais uma nova fábrica fora do Brasil. Será uma unidade de motores elétricos na cidade de Santo Tirso, em Portugal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9). O investimento estimado é de 23,5 milhões de euros, o que pela cotação atual equivale a cerca de R$ 141 milhões.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A planta terá 22,6 mil metros quadrados e será erguida no mesmo terreno onde a WEG já tem outra operação, de 16,3 mil metros quadrados, dedicada à fabricação de motores industriais de baixa tensão. A expectativa é que ela entre em operação no primeiro trimestre de 2024, gerando cerca de 100 novos empregos.
Em comunicado ao mercado, a WEG informou que, com a nova unidade, quer ampliar a produção de motores elétricos de grande porte e transferir sua fábrica localizada em Maia para Santo Tirso, centralizando as operações em um mesmo lugar.
Segundo Alberto Kuba, diretor superintendente da unidade de Motores da companhia, o investimento não será apenas no aumento da capacidade produtiva, mas também na modernização das operações no país.
Continua depois da publicidade
A WEG desembarcou em Portugal em 2002, após comprar uma fábrica de motores elétricos em Maia. Em 2015, iniciou a construção da unidade já existente em Santo Tirso, cidade vizinha, e que foi inaugurada em 2018. Ao todo, a companhia já emprega mais de 700 pessoas no mercado lusitano.
A nova planta reforça a estratégia da companhia de avançar no mercado europeu. Em janeiro, a WEG já havia anunciado a inauguração, ainda para o primeiro semestre deste ano, de uma nova unidade de motores elétricos de baixa tensão na Turquia.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Liga confirma volta da Gincana de Blumenau após dois anos
Multinacional de TI escolhe Blumenau para ser centro da expansão no Brasil
Blumob roda com prejuízo mesmo depois de receber aportes milionários da prefeitura de Blumenau
Senior Sistemas pede registro para IPO e avança para entrar na Bolsa de Valores
Reforma do Museu da Cerveja de Blumenau enfim é liberada, mas vai ficar mais cara
Dono da Villa Germania em Indaial compra a maior produtora de codornas do Brasil
Futura concessão da rodoviária de Blumenau avança com entrega de estudo de viabilidade
Mudança em lei pode dar fim à novela do Edifício América em Blumenau, diz advogado
Empresa de Blumenau é vendida por R$ 85 milhões a multinacional bilionária do Canadá
Marca Sulfabril é vendida e deve voltar ao mercado em 2022