A WEG foi recrutada pela Volkswagen para ser uma das seis empresas auxiliares de um consórcio que irá desenvolver e produzir caminhões elétricos no complexo da montadora em Resende (RJ).

Continua depois da publicidade

A companhia catarinense vai fornecer o sistema Powertrain, formado por um motor elétrico mais um inversor de frequência, além de motores elétricos e inversores para sistemas auxiliares. Também integram a iniciativa Siemens, CATL, Moura, Bosch e Semcon.

Em um modelo inédito, anunciado na última semana, o chamado e-Consórcio prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento do ciclo de vida da bateria de caminhões, abrindo caminho para facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais no futuro.

A iniciativa envolve a fabricação em série do e-Delivery, primeiro caminhão leve 100% elétrico do Brasil, destinado principalmente para entregas urbanas diante de um cenário de crescimento do comércio eletrônico.

O projeto faz parte de um ciclo de investimentos da unidade de negócios de caminhões e ônibus da montadora de R$ 1,5 bilhão, que serão concluídos até 2021.

Continua depois da publicidade

A Volks, aliás, já fechou um acordo no ano passado com a Ambev. A cervejaria assinou uma intenção de compra para ter, até 2023, um terço de sua frota de distribuição – totalizando 1,6 mil veículos – composta por caminhões movidos a energia limpa.