A catarinense WEG e a Petrobras vão unir forças para desenvolver o mais potente aerogerador onshore (instalado em terra firme) de energia eólica já fabricado no Brasil, com 7 megawatts. A parceria estratégica foi divulgada por ambas as empresas em comunicados ao mercado na manhã desta quarta-feira (13).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Pelos termos do acordo divulgado, a Petrobras vai investir R$ 130 milhões, ao longo dos próximos 25 meses, no projeto que já está em andamento na WEG. A empresa de Jaraguá do Sul prevê que a produção em série do equipamento comece a partir de 2025.
Como a fábrica de bilionários de SC fez herdeiros escalarem o ranking dos super-ricos
Além do aporte financeiro, a parceria também abrange o desenvolvimento de tecnologias para a produção de componentes do aerogerador adequados às condições eólicas do Brasil, além da construção e testes de um protótipo, com contrapartidas técnicas e comerciais da Petrobras.
Continua depois da publicidade
“Além de seu papel na expansão da energia eólica onshore nacional com o desenvolvimento do aerogerador de 7 MW, esta parceria também prevê a colaboração na avaliação da cadeia de suprimentos e logística para a geração de energia eólica offshore no Brasil”, destacou a WEG no comunicado.
A Petrobras acrescentou que o projeto representa um marco importante para a empresa porque “aumentará seu conhecimento em tecnologia de energia eólica, além de contribuir para impulsionar a transição energética no Brasil, em parceria com uma empresa que se destaca em inovação”.
Leia também
O apelo de Mário Hildebrandt para o Natal em Blumenau
Secretário mais longevo de Blumenau se despede da prefeitura
Quando começa a obra do novo boulevard na Vila Germânica em Blumenau
Natal em Blumenau 2023 terá show já apresentado em Gramado e atrações fora da Vila Germânica