A pandemia pode até ter cancelado eventos conhecidos pela aglomeração de pessoas, mas com outubro batendo à porta não há coronavírus que impeça as referências à Oktoberfest — mesmo que algumas delas sejam polêmicas. Depois de uma cervejaria local divulgar um rótulo alusivo à festa de Blumenau, agora foi a vez da Brahma lançar um comercial homenageando o evento (assista aqui).

Continua depois da publicidade

> Beto Carrero diz que procurou Blumenau e ironiza críticas sobre Oktoberfest

O destaque fica por conta da aparição de rostos conhecidos da cidade. Estão no comercial a historiadora Sueli Petry e o publicitário Luiz Cé, este acompanhando de suas principais criações, os personagens e mascotes Vovô e a Vovó Chopão. Um trecho do vídeo também destaca uma rainha de um clube de caça e tiro, tradição da cultura germânica.

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

O mote da peça publicitária é a história da Oktoberfest. “Uma tradição não se interrompe. Ela se transforma”, diz o vídeo, sugerindo que costumes, memórias e músicas são maiores do que eventuais contratempos, como a pandemia.

Continua depois da publicidade

O comercial tem imagens de celebração e desfiles, mas elas não são da Vila Germânica ou da Rua XV de Novembro. São de Santa Cruz (RS), cidade que também tem a sua Oktoberfest e é outro alvo da campanha da Ambev, direcionada para a região Sul do Brasil. A produção é da blumenauense Cuka Filmes.

Lembrança propícia

A “lembrança” à Oktoberfest não é à toa. A Brahma tem ligação histórica com a festa: era a cervejaria oficial até 2014, ano em que a Eisenbahn venceu uma licitação lançada pela prefeitura e assumiu o posto. Dona da marca, a Ambev observa o sucesso recente do evento, que tem apresentado sucessivas altas de lucro e boa avaliação do público. No ano passado, uma diretora da companhia chegou a visitar a Vila Germânica.

À época, a coluna apurou que a Ambev estaria interessada em voltar a ser protagonista do evento. O contrato com a Eisenbahn, vale lembrar, terminaria neste ano e a Vila Germânica já trabalhava em um novo edital de licitação, abrindo caminho para uma possível concorrência de gigantes. Com o cancelamento da edição de 2020, no entanto, esta é uma das pendências que precisará ser resolvida.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.

Continua depois da publicidade