A Vinícola Alleanza, de Pinheiro Preto, Meio Oeste catarinense, entrou em recuperação judicial. O pedido, deferido no dia 1º de junho, tramita na Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais da Comarca de Concórdia. A empresa ganhou prazo de 60 dias, a partir da data da decisão, para apresentar um plano mostrando como pretende renegociar as dívidas, na casa dos R$ 32 milhões, segundo informações do processo.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A empresa, ainda de acordo com os autos, foi aberta em 2011 atendendo, inicialmente, apenas Santa Catarina. Mais tarde, passou a abastecer também o Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo – são mais de 600 clientes. A estrutura do negócio contempla uma fábrica de 1,9 mil metros quadrados, produção anual de 2,5 milhões de litros, 21 funcionários e uma frota de oito caminhões.

Problemas de gestão teriam agravado a situação econômica da empresa, conforme informações do processo. Margens apertadas exigiram aportes financeiros para atividades do dia a dia do negócio, o que provocou aumento no endividamento, queda na produção e impacto no fluxo de caixa. A Alleanza cita ainda inadimplência de vendas “realizadas sem critérios”.

O pedido de recuperação judicial engloba também a Vailatti Bebidas, empresa do mesmo grupo criada para diversificar a produção e dar suporte à operação logística e de distribuição do negócio. Além de vinhos, a Alleanza, que chegou a abrir filial em Belo Horizonte (MG), também fabrica coolers, sucos de uva branca e coquetéis.

Continua depois da publicidade

Procurada para comentar o assunto, a Alleanza não deu retorno até o momento desta publicação. O espaço está aberto para a manifestação da empresa.

Confira as empresas de SC que mais faturam

Leia também

“Parceira ideal” faz as contas antes de topar vaga de vice do Novo nas eleições em Blumenau

Centro comunitário e esportivo de bairro de Blumenau terá ampla reforma

Badalado restaurante de Blumenau vai fechar para reforma

Empresa de SC com produtos que quase todo mundo tem em casa muda visual

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp