À espera do Centro de Convenções, empresários do trade turístico de Blumenau ouviram boas notícias vindas de Fátima Facuri, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc). Ela participou na última semana de um evento marcado pelo encerramento das atividades do ano e pelo lançamento da nova logomarca do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, entidade que atua regionalmente na captação de eventos.

Continua depois da publicidade

Só no primeiro semestre de 2019, as viagens a negócio no país cresceram 14,7%. Os gastos desses turistas também subiram, 14,8%, chegando a R$ 5,57 bilhões. Os dados são de um levantamento feito pela Abeoc, que apontou ainda que 73% das empresas do ramo projetam crescimento no faturamento em 2020, com aumento de receitas na casa dos 6%. O estudo ainda revela que 44% das companhias pretendem aumentar o número de contratações. São indicadores que mostram, na avaliação dela, que o segmento vai bem mesmo em cenários de crise:

— Os eventos são ativadores de marca, promoção, e isso não pode acabar. O marketing de uma empresa precisa estar em movimento.

Sobre o que viu por aqui, Fátima elogiou a Vila Germânica. Disse que há poucos centros de convenções no país com o mesmo suporte de infraestrutura gastronômica – estava se referindo aos restaurantes do empório. Mas também fez um alerta para a necessidade de melhorias no aeroporto (ela pousou em Navegantes) e na BR-470. Lembrou que nos grandes centros o traslado até o local do evento na maioria das vezes não passa de meia hora.

— Achei distante a chegada em Blumenau, principalmente porque tem muitos palestrantes que fazem bate e volta — relatou à coluna.

Continua depois da publicidade