Um atrito entre duas das maiores cervejarias do Brasil movimenta os bastidores da Oktoberfest Blumenau às vésperas da abertura dos pavilhões da Vila Germânica, nesta quarta-feira (9). A Ambev, que explora a festa com a marca Spaten, foi reclamar com a organização sobre uma programação com menção indireta ao evento que vinha sendo divulgada pela Therezópolis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A marca carioca, comprada em 2021 pela Femsa, engarrafadora da Coca-Cola, chegou a anunciar nas redes sociais que iria “invadir a festa alemã em Blumenau” com uma edição do “Chalé Therê Fest”. Trata-se de uma programação ao longo de outubro com música, jogos e distribuição de brindes que ocorre em um dos restaurantes da Flaggendorf, espaço gastronômico que fica ao lado da Vila Germânica.

Embora não se referisse diretamente à Oktoberfest, a ativação institucional da Therezópolis, apurou a coluna, foi interpretada pela Ambev como uma espécie de “esquenta”, com vinculação à festa germânica. A publicação acabou sendo apagada mais tarde.

Cervejaria prometeu “invadir a festa alemã em Blumenau”. Postagem foi apagada mais tarde (Foto: Reprodução)


A Ambev alega ter o direito exclusivo de veicular suas marcas à Oktoberfest por ter vencido a licitação. Para ela, a adversária estaria fazendo associação ao evento de forma indevida e promovendo “concorrência desleal”, segundo um ofício emitido pela Vila Germânica ao estabelecimento responsável.

Continua depois da publicidade

A própria Ambev notificou extrajudicialmente a Therezópolis sobre o assunto. A coluna apurou que a Therezópolis excluiu postagens em redes sociais e blogs que poderiam, de alguma maneira, remeter à Oktoberfest Blumenau e fez adequações na comunicação do evento.

Procurada, a Ambev não se pronunciou. Já a Coca-Cola Femsa, dona da Therezópolis, enviou o posicionamento abaixo:

A Coca-Cola Femsa Brasil esclarece que o Chalé Therê é uma plataforma da Therezópolis, dedicada a proporcionar experiência aos consumidores com a marca. Esta iniciativa está em sua terceira edição, tendo passado por outras cidades, como Campos do Jordão (SP) e Petrópolis (RJ).

Em Blumenau, o Chalé Therê opera como uma ativação em um ponto de venda fixo e parceiro comercial da companhia, sem qualquer vínculo com o evento Oktoberfest.

Continua depois da publicidade

A Coca-Cola Femsa Brasil reafirma seu respeito pelos direitos de terceiros e deixa claro que não busca fazer associações indevidas com os patrocinadores oficiais da Oktoberfest.

Leia também

Acordo e indenização milionária impedem demolição de prédio de luxo em Blumenau

Blumenau renova atendimentos do SUS no Hospital Santa Isabel até o fim de 2025

Projeto para nova etapa da duplicação da BR-470 avança mais um passo

Com lojas vazias, tradicional centro de compras de Blumenau vai sofrer mudanças

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp