Principal proponente da CPI do transporte coletivo de Blumenau, o vereador Carlos Wagner (PSL) formalizou nesta terça-feira (6) na Câmara um pedido de informação sobre a resolução que determinou a instauração da comissão parlamentar de inquérito. Wagner contesta a composição do grupo, que deve ter maioria governista, e pede a elaboração de um parecer que justifique os encaminhamentos. A Procuradoria da Casa deve avaliar a situação.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Em memorando urgente enviado à Mesa Diretora, Wagner faz três questionamentos: qual foi a forma utilizada para a composição dos membros da CPI, quais dispositivos legais levaram à escolha de um membro do PSDB para a comissão e qual a fundamentação para que o primeiro signatário da CPI, ele próprio no caso, seja também o representante da minoria – partidos com apenas um representante na bancada.
A CPI foi instaurada na última quinta-feira (1º), mas a resolução que abriu caminho para investigar o contrato e a prestação do serviço do transporte coletivo em Blumenau acabou blindando o governo Mário Hildebrandt (Podemos). O entendimento foi de que duas das três vagas do grupo deveriam ser ocupadas por representantes do Podemos e do PSDB, únicas legendas com mais de um parlamentar na Câmara – e que são base de sustentação da atual gestão.
O questionamento de Wagner é uma tentativa de mudar a composição da CPI e o próprio rumo da investigação – desse pedido deve depender a indicação dos nomes para a presidência e relatoria. Na atual conjuntura, um grupo de trabalho que tenha entre os integrantes os vereadores Alexandre Matias (PSDB) e Marcelo Lanzarin (Podemos), ex e atual líder do governo indicados pelos seus respectivos partidos, enfraquece as aspirações do parlamentar novato.
Continua depois da publicidade
Leia também
Pomerode vai estudar novo modelo de concessão do transporte coletivo
Forbes inclui podcast produzido em Blumenau em lista de programas para alavancar a carreira
Morador de Blumenau apoia o turismo, mas teme que visitantes aumentem risco da Covid-19
A vodka de SC que nasceu no Vale da Cerveja e conquistou o mundo
Empresa de TI de Blumenau recebe aporte milionário de fundo de investimento
Projeto imobiliário gigantesco em Blumenau será discutido em audiência pública
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram