As vendas do mercado imobiliário em Blumenau cresceram 38% no primeiro semestre na comparação com igual período de 2018, mostra um levantamento encomendado pelo Sinduscon, sindicato local da indústria da construção civil. Foram 1.040 unidades comercializadas apenas entre janeiro e junho. Ao longo de todo o ano passado, haviam sido 1,5 mil.

Continua depois da publicidade

O resultado está atrelado aos índices de confiança do consumidor, avalia Marcos Bellicanta, presidente do Sinduscon. Se durante boa parte de 2018 a regra geral era aguardar o resultado das eleições para definição de investimentos e de compra, passado o pleito o mercado deu sinais de reação, animado com as perspectivas geradas pela troca de governo.

Segundo o dirigente, o último trimestre do ano passado e o primeiro de 2019 foram bons, impactados sobretudo por essa expectativa política – tanto que o estoque disponível recuou de 1.633 para 1.277 unidades. O desempenho, no entanto, diminuiu de ritmo no segundo trimestre a partir do momento em que a economia não deslanchou como se esperava. Em resumo, os bons resultados na largada do ano puxaram os indicadores de venda do semestre para cima.

Na outra ponta, houve queda de 20% no número de unidades lançadas em Blumenau no primeiro semestre – foram 500. Para Bellicanta, as empresas do ramo ainda aguardam sinais mais robustos de retomada para voltar a tirar novos projetos do papel. O dirigente está confiante de que o último trimestre, no entanto, será positivo. Ele considera a iminente aprovação da reforma da Previdência, aguarda pelo mercado, e a injeção de recursos na economia com a liberação do FGTS e o pagamento do 13º salário.

R$ 4.204

Era o preço médio do metro quadrado em Blumenau ao final do primeiro semestre de 2019. Na comparação com 2018, houve queda de 2,1%.

Continua depois da publicidade

Feirão

Onze construtoras de Blumenau, além da Caixa Econômica Federal, promovem entre os dias 27 e 29 deste mês, no Shopping Park Europeu, mais uma edição do Salão do Imóvel. Serão mais de mil imóveis disponíveis para compra. A promoção é do Sinduscon.