Segmento de mercado que costuma servir como termômetro do desempenho da economia, a venda de veículos novos no Vale do Itajaí registrou queda de 1,54% no primeiro trimestre do ano. Apenas em março o tombo no volume de emplacamentos na região, quando comparado ao mesmo mês de 2018, foi de 13,9%. Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores em Santa Catarina (Fenabrave-SC).
Continua depois da publicidade
O resultado só ficou no vermelho porque a venda de automóveis, a principal categoria (56,1% do total), foi fraca, com queda de 8,42% nos três primeiros meses do ano. Todas as demais – comerciais leves (+9,87%), caminhões (+42,7%), ônibus (+62,96%), motos (+6,86%) e outros (+1,72%) – acumularam dados positivos, mas representam uma proporção menor no todo, insuficientes para deixar o desempenho positivo.
O Vale do Itajaí não foi uma exceção. Todas as regiões de Santa Catarina computaram queda nas vendas de veículos novos em março – na média estadual, a redução foi de 10,5%. Por outro lado, no acumulado do trimestre, o Vale foi a única com números negativos. Em SC, o incremento nos três primeiros meses de 2019 foi de 2,83%. É um resultado bem abaixo do registrado em todo o país. A alta nacional foi de 13,42% no período.
A queda de 10,5% nas vendas de veículos novos em março em Santa Catarina é mais uma estatística que denuncia letargia da economia catarinense. No mesmo mês, o Estado eliminou 2.976 postos de trabalho com carteira assinada.
Continua depois da publicidade