Maior parte das novas unidades será da bandeira Via Atacadista (Foto: Divulgação)
Um dos grupos varejistas de Santa Catarina que mais cresceram nos últimos anos está com um agressivo plano de expansão para 2025. A rede Passarela projeta a abertura de nove supermercados no próximo ano, com um investimento total na casa dos R$ 270 milhões, estima o presidente da rede, Alexandre Simioni. Cada loja demanda, em média, um aporte de R$ 30 milhões, sem considerar a composição de estoque.
O principal alvo da expansão é o Rio Grande do Sul: seis das nove unidades projetadas ficarão no estado vizinho, nas cidades de Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Venâncio Aires, Lajeado, Santa Maria e Santa Cruz. As outras três serão na região Oeste de Santa Catarina, em Chapecó, Concórdia e Joaçaba.
A estratégia da empresa passa principalmente pelo atacarejo, com a bandeira Via Atacadista. Sete das nove lojas mapeadas para 2025 serão neste formato – cinco no Rio Grande do Sul e duas em Santa Catarina, em Concórdia e Joaçaba. As outras duas – uma delas em Chapecó – serão do formato tradicional, o super, da bandeira homônima Passarela.
Apesar de já estar mirando o futuro, a rede continua atenta ao presente. Duas lojas já foram abertas neste ano: uma Via Atacadista em Porto Alegre, em março, e uma Passarela em Teutônia (RS), uma loja que foi adquirida do Supermercado Languiru. Mais três inaugurações estão previstas para 2024, todas de atacarejos, em Chapecó, Canoas (RS) e Caxias do Sul (RS).
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Hoje o Grupo Passarela já soma 18 lojas em 16 cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de dois centros de distribuição em Concórdia e Estrela (RS). A empresa é a 45ª maior rede de supermercados do Brasil, de acordo com o último ranking da Abras, a associação nacional do setor.
Com faturamento de R$ 1,9 bilhão em 2023 e 2,8 mil funcionários diretos, a companhia projeta alta próxima de 40% em 2024 e 2025. O plano é praticamente dobrar de tamanho, atingindo uma receita de R$ 3,7 bilhões ao final do próximo ano.
As maiores redes de supermercados de SC
Grupo Pereira (Fort Atacadista e Comper) – Posição no ranking nacional em 2023: 7º (7º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 13,2 bilhões (Foto: Divulgação)
Grupo Koch (Komprão e Super Koch) – Posição no ranking nacional em 2023: 10º (13º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 8 bilhões (Foto: Luiz Junior, Divulgação)
Giassi (Giassi e Combo Atacadista) – Posição no ranking nacional em 2023: 29º (27º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 3,75 bilhões (Foto: Divulgação)
Angeloni (Angeloni e Super A) – Posição no ranking nacional em 2023: 30º (28º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 3,51 bilhões (Foto: Divulgação)
Mundial Mix (Brasil Atacadista e Imperatriz) – Posição no ranking nacional em 2023: 36º (32º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 2,63 bilhões (Foto: Gustavo Amorim, DudunaFesta, Divulgação)
Passarela (Passarela e Via Atacadista) – Posição no ranking nacional em 2023: 45º (50º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 1,91 bilhão (Foto: Divulgação)
Grupo Top (Top e Preceiro) – Posição no ranking nacional em 2023: 85º (75º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 882 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Archer – Posição no ranking nacional em 2023: 92º (81º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 825 milhões (Foto: Divulgação)
Superviza Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 105º (119º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 679 milhões (Foto: Divulgação)
Hipermais Atacado (RWR Logística e Distribuição) – Posição no ranking nacional em 2023: 110º (95º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 616 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Carol – Posição no ranking nacional em 2023: 148º (133º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 393,4 milhões (Foto: Divulgação)
Althoff Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 153º (135º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 370,7 milhões (Foto: Divulgação)
Hiper Select Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 161º. Faturamento em 2023: R$ 348,5 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Manentti – Posição no ranking nacional em 2023: 167º (149º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 333,7 milhões (Foto: Divulgação)
Unibox – Posição no ranking nacional em 2023: 169º (172º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 318,1 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Nardelli – Posição no ranking nacional em 2023: 173º (162º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 307 milhões (Foto: Divulgação)
Rancho Bom Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 185º (150º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 290,8 milhões (Foto: Divulgação)
Brasão Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 186º (154º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 289 milhões (Foto: Divulgação)
Comercial Celeiro – Posição no ranking nacional em 2023: 189º (159º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 283,5 milhões (Foto: Divulgação)
Mercado de Alimentos Campos – Posição no ranking nacional em 2023: 200º (190º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 262,5 milhões (Foto: Divulgação)