A Unimed Blumenau está em tratativas para comprar o Hospital Santa Catarina. Termos econômicos, financeiros e operacionais de uma possível aquisição já vêm sendo discutidos pelas diretorias e conselhos tanto da instituição quanto da cooperativa médica.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
As duas partes divulgaram um comunicado conjunto, no início da noite desta sexta-feira (3), informando a aprovação de um memorando de entendimentos, primeiro passo para que a operação seja concretizada.
A diretoria e conselhos do HSC Blumenau e Unimed acreditam que essa operação, que será submetida ainda este mês às referidas assembleias gerais, representa a melhor alternativa para a manutenção das estruturas atuais e de um avanço no desenvolvimento ainda maior de um serviço de saúde de qualidade para Blumenau e região”, diz o documento assinado por Adelino Sasse e Edson Pedro da Silva, presidentes, respectivamente, do HSC e da Unimed Blumenau.
Atualmente mais de 80% dos atendimentos realizados mensalmente pelo Hospital Santa Catarina são de clientes da Unimed Blumenau. Nas conversas entre as duas entidades, a discussão girou em torno de uma “integração ainda maior de suas atividades”, conforme o comunicado.
Continua depois da publicidade
Valores envolvidos na possível aquisição ainda não são divulgados em função de uma cláusula de sigilo firmada entre as partes.
O que diz o comunicado
O Hospital Santa Catarina de Blumenau (HSC Blumenau) e Unimed Blumenau informam ao mercado que deram início ao processo que pode resultar numa possível aquisição da centenária instituição de saúde pela cooperativa de trabalho médico.
Prestes a completar 104 anos de história e com relevantes serviços prestados na área da saúde, o HSC Blumenau, instituição vinculada à Comunidade Evangélica de Blumenau/União Paroquial Luterana (CEB/UPL), é reconhecido como uma das melhores estruturas do Estado e do país, prezando pela qualidade dos serviços e pela humanização dos atendimentos.
A Unimed, fundada há 52 anos, é a segunda maior estrutura do segmento no estado, com mais de 130 mil beneficiários e contando com mais de 1.000 cooperados e aproximadamente 600 colaboradores. A Unimed tem o HSC Blumenau como seu principal parceiro e representa mais de 80% dos atendimentos realizados mensalmente pelo referido hospital.
Continua depois da publicidade
No curso das recentes reuniões realizadas entre as duas entidades, a Diretoria e Conselhos do HSC Blumenau e da Unimed acabaram por discutir uma integração ainda maior de suas atividades. Dessas reuniões chegou-se ao entendimento sobre uma possível aquisição do HSC Blumenau pela Unimed, operação essa que teve seus termos econômicos, financeiros e operacionais amplamente discutidos entre as partes.
Nos referidos trabalhos, a preocupação principal, tanto da Unimed quanto do HSC Blumenau e da CEB/UPL foi a de encontrar um modelo que assegurasse a qualidade e a integridade do sistema de saúde de Blumenau e região, aliada com uma visão social e um olhar especial para as pessoas e entidades.
As partes acabaram de aprovar um Memorando de Entendimentos não vinculante. O próximo e principal passo para viabilizar a referida operação será submeter os termos convencionados entre as instituições para as assembleias gerais da Unimed e da CEB/UPL, orgãos que detêm o poder de decisão sobre a realização ou não da operação.
Em decorrência de cláusula de sigilo existente nesse tipo de operação, os dados econômicos, financeiros e operacionais não serão divulgados para o mercado em geral, ficando restritos apenas às partes diretamente envolvidas.
Continua depois da publicidade
A Diretoria e Conselhos do HSC Blumenau e Unimed acreditam que essa operação, que será submetida ainda este mês às referidas assembleias gerais, representa a melhor alternativa para a manutenção das estruturas atuais e de um avanço no desenvolvimento ainda maior de um serviço de saúde de qualidade para Blumenau e região.
Adelino Sasse – Presidente HSC Blumenau
Edson Pedro da Silva – Presidente Unimed Blumenau
Leia também
WEG conclui aquisição bilionária e a maior já feita pela empresa
Com quatro cidades no top 10, região de SC puxa a fila do emprego em 2024
Cervejaria de Blumenau é sondada por investidores e negocia venda
O que levou uma rede de farmácias a entrar na maior entidade de tecnologia de SC
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp