Dos 3.151 testes para detectar a Covid-19 feitos em Blumenau até terça-feira (19), 17%, o equivalente a 531, deram positivo. Ou seja, praticamente um em cada seis exames realizados apontaram que o paciente contraiu o novo coronavírus. A incidência é relativamente baixa, mas revela como, à primeira vista, a doença pode ser facilmente confundida com outros tipos de gripe, alerta o Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Continua depois da publicidade

​​> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Justamente por causa dessa similaridade a prefeitura alterou o protocolo de testagem na cidade. Se no início apenas pacientes que apresentavam sintomas mais graves eram submetidos aos exames, desde o dia 20 de abril isso mudou. Agora os testes são feitos em todos que apresentam síndromes gripais, desde que atendam a critérios específicos.

— Tomando isso como base, essa proporção de testes positivos mostra, na verdade, a nossa capacidade de assistência, que está sendo alta. As pessoas com sintomas procuram as unidades, são atendidas e testadas — avalia o secretário.

Dos 3 mil testes do tipo RT-PCR comprados pela prefeitura, cerca de 2 mil já foram aplicados. Este tipo de exame costuma ser feito a partir do terceiro dia do início dos sintomas e identifica se o vírus está ativo no organismo. Os demais são do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e de laboratórios particulares credenciados.

Os números foram levantados pela Secretaria de Promoção de Saúde de Blumenau a pedido da coluna, que questionou também quantos dos exames deram falso negativo. Em resposta, o município disse que não existe um levantamento desses dados, mas que, segundo a Vigilância Epidemiológica, o percentual é irrisório.

Continua depois da publicidade

Segundo a secretaria, esse resultado normalmente apenas vai ocorrer se o teste for feito fora dos critérios. O paciente que atestar negativo só fará o exame novamente se apresentar sintomas ou outras situações clínicas que apontem possibilidade de infecção pelo novo coronavírus.

Em um mês, o município reforçou a testagem. No dia 20 de abril, eram 440 exames já realizados, com 95 casos confirmados. Desde então, foram 2.711 testes a mais, com a confirmação de 436 novos infectados. Essa política será mantida, já que a prefeitura recentemente adquiriu, em pregão, 15 mil novos exames rápidos, que devem chegar à cidade até o fim de maio.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.