O desembargador Roberto Luiz Guglielmetto, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), apresentou nesta terça-feira (17), em audiência de cerca de duas horas feita por videoconferência em função do avanço do coronavírus, uma nova proposta de conciliação entre Blumob e sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau (Sindetranscol).
Continua depois da publicidade
É grande a expectativa de que as partes, desta vez, enfim cheguem a um acordo e coloquem fim ao impasse que envolve a convenção coletiva da categoria, que já resultou em três paralisações parciais do sistema neste ano.
São cinco os pontos sugeridos pelo desembargador. O primeiro é o pagamento de uma décima terceira remuneração do vale-alimentação no valor atualmente praticado. O segundo é a alteração da data-base da categoria para julho (hoje é novembro) já a partir de 2021, proposta apresentada pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb).
O terceiro é a manutenção das cláusulas sociais da atual convenção coletiva até julho do ano que vem, data que coincidiria com a nova data-base. O quarto ponto propõe que o próximo reajuste salarial da categoria aconteça em novembro deste ano, pela variação do INPC entre novembro de 2019 e outubro de 2020.
Por fim, o desembargador sugere que sejam devolvidos os valores descontados dos salários de motoristas e cobradores que paralisaram as atividades durante a tramitação do processo. A proposta ficou de ser avaliada pelas partes e a audiência terá sequência nesta quarta-feira (18).
Continua depois da publicidade