Entre figurinhas carimbadas e velhos conhecidos, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão está apresentando ao eleitor blumenauense uma enxurrada de novos rostos, principalmente entre aqueles que disputam uma das 15 cadeiras à Câmara de Vereadores nas Eleições 2020.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Um levantamento feito pela coluna a partir de dados disponíveis no sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou que, dos 369 nomes que concorrem a uma vaga no Legislativo – 172 a mais do que nas eleições de 2016 –, 277 estão encarando a primeira eleição municipal.
O dado corresponde a 75% do total. Ou seja, três em cada quatro candidatos decidiram se aventurar pela primeira vez na corrida eleitoral local. Nem todos, no entanto, são necessariamente debutantes na política. Alguns deles disputaram a primeira eleição em 2018, concorrendo a vagas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina ou à Câmara dos Deputados em Brasília.
O excesso de candidaturas se deve a uma mudança na regra eleitoral. As coligações partidárias nas disputas proporcionais, para vagas do Legislativo, foram vetadas a partir deste ano. A impossibilidade de juntar forças com possíveis parceiros de campanha forçou as legendas a lançarem mais nomes, na tentativa de atingir o quociente eleitoral – conta utilizada pela Justiça Eleitoral para calcular quantos votos são necessários para preencher cada cadeira.
Continua depois da publicidade
O número recorde de 12 candidaturas a prefeito na cidade é outro fator, já que candidatos a vereador também atuam como cabos eleitorais na disputa majoritária.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.
